O deputado federal Roberto Duarte (Republicanos/AC) encaminhou, nesta semana, ofícios ao Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) e a Embaixada da Bolívia no Brasil, solicitando medidas urgentes para garantir a segurança de estudantes brasileiros que frequentam cursos de Medicina em território boliviano.
A ação foi motivada por relatos alarmantes de assédio moral e físico, agressões sexuais, pressão psicológica e até casos de autoextermínio entre os estudantes. Segundo o parlamentar, os jovens enfrentam condições extremas de maus-tratos e abandono, sem apoio pedagógico ou psicológico por parte das instituições de ensino.
“Esses estudantes estão em busca do sonho de se formar em Medicina, muitas vezes com grandes sacrifícios financeiros. Não podemos permitir que enfrentem situações que configuram violações graves aos direitos humanos”, enfatizou Roberto Duarte.
Nos ofícios encaminhados aos órgãos, o deputado destacou a necessidade de um posicionamento claro do governo brasileiro e ações preventivas para coibir novos abusos. “É imprescindível uma resposta firme e imediata para proteger a integridade física e psicológica desses jovens”, completou.
Duarte também solicitou audiência em caráter de urgência com o Embaixador Bruno de Risios Bath, do Itamaraty, para averiguar as denúncias e solicitar que sejam tomadas medidas em prol da segurança dos estudantes.
Em resposta, o Itamaraty reconheceu a gravidade da situação dos estudantes brasileiros na Bolívia e relatou medidas em andamento, incluindo assistência consular à família do estudante falecido no último mês, diálogo com autoridades bolivianas e iniciativas como a negociação de um acordo bilateral para acesso à saúde. Também destacou ações para melhorar as condições de denúncia e proteção aos estudantes, mas apontou desafios estruturais na regulação educacional local. O Ministério reafirmou o compromisso de acompanhar o caso e buscar soluções consulares, mantendo-se à disposição do deputado Roberto Duarte.