..::data e hora::.. 00:00:00

Política

PF cumpre mandados na Aleac e Justiça suspende exercício de 10 funcionários da Casa

Operação apura possível de fraude em licitações públicas de gestões anteriores da Aleac. Empresários e ex-servidores são alvos da investigação

A Polícia Federal, na manhã desta quinta-feira (22), está cumprindo 25 mandados de busca e apreensão em Rio Branco na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac); casa de servidores e ex-servidores. A Justiça também suspendeu a atividade pública de 10 servidores da Casa.

A operação apura suposta fraude em licitações de publicidade da Aleac, de gestores, que, segundo a PF, buscaram aliciar servidores públicos para que impedissem a atuação dos órgãos fiscalizadores. Os crimes teriam sido cometidos em anos anteriores.

“Com o aprofundar das investigações, verificou-se que tais membros da organização criminosa também praticavam diversos outros crimes dentro da Assembleia Legislativa, como ‘rachadinhas’, contratação de ‘funcionários fantasmas’, concessões indevidas de passagens aéreas, entre vários outros”, disse nota.

aleac webPoliciais estão cumprindo mandados na Aleac — Foto: Nucom/PF-AC

A Aleac informou que vai se posicionar após orientações dos advogados da Casa.

Um mandado foi cumprido também em Chopinzinho, Paraná. Os alvos da operação responderão pelos crimes de organização criminosa, peculato, corrupção passiva e ativa e fraude às licitações.

O nome da operação é “Res Principis”, que se relaciona à nefasta atuação vislumbrada, voltada à malversação da coisa pública, em conceito que antagoniza a “res publica”.

Aproximadamente 100 Policiais Federais participam da ação.

pf webPoliciais amanheceram na Aleac nesta quinta-feira (22) — Fotos: Lidson Almeida/Rede Amazônica Acre