Por indicação da deputada Vanda Milani(Solidariedade), o Ministério do Desenvolvimento Regional liberou empenho(compromisso de pagamento) da ordem de R$ R$ 570.000,00 que serão aplicados na construção de um porto para os pescadores do município de Plácido de Castro. O porto é um antigo anseio e reivindicação da colônia local de pescadores que enfrentam grandes dificuldades em virtude da ausência de um ancoradouro adequado e próprio para atracação dos barcos, descarga e comercialização do pescado e ainda hoje são obrigados a por em risco a embarcação e a qualidade e segurança do produto. O funcionamento do porto servirá para recepcionar os produtores de pescado da região, fortalecendo a piscicultura e formando um espaço de referência destinado aos consumidores.
Os recursos serão utilizados para melhorar a infraestrutura básica, dando mais qualidade de vida à população e promovendo o desenvolvimento sustentável. De acordo com a deputada, a construção do porto para os pescadores de Plácido de Castro atenderá a toda a população consumidora de pescados e seus derivados. O público alvo, contudo, é a comunidade de cerca de 300 pescadores da região, que precisa de um espaço onde possa escoar sua produção a fim de abastecer a cidade.
Infraestrutura
Segundo Vanda Milani, com a construção do porto garante-se uma melhoria na infraestrutura básica , suprindo a necessidade do município.Com isto, incentiva-se a atividade pesqueira, além de aquecer o comércio do pescado e promover um ganho de qualidade dos produtos, garantindo preço justo em virtude da ausência de atravessadores e assegurando mais condições e retorno financeiro aos pescadores. “Com a construção do porto, vamos dar apoio aos pescadores, combater a deficiência da oferta do produto no mercado local e fortalecer a capacidade produtiva”, finalizou a parlamentar.