Com finalidade de fomentar o empreendedorismo, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete), assinou termos de fomento com instituições para impulsionar o desenvolvimento socioeconômico por meio de cursos, oficinas e capacitações profissionais. Os termos foram divulgados na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira, 21.
O secretário de Estado de Turismo e Empreendedorismo, Marcelo Messias, enfatizou a contribuição das instituições para o desenvolvimento do empreendedorismo no estado. “É extremamente importante o investimento na qualificação profissional. O Acre tem um grande potencial empreendedor em diversos segmentos como o trabalho manual sustentável e o empreendedorismo artesanal, então estamos felizes em contribuir para que a população tenha acesso a essas oportunidades.”
Marcelo Messias ressalta que investimentos em qualificação profissional fomentam o empreendedorismo. Foto: Bruno Moraes/Sete
Associação Amigos do Bem
A parceria com a Associação Amigos do Bem tem como finalidade promover o desenvolvimento do empreendedorismo artesanal, por meio da realização de cursos de artesanato em biojóias no município de Tarauacá.
Termo de fomento tem como objetivo executar curso de biojoia. Foto: Bruno Moraes/Sete
O projeto será executado com emenda parlamentar do deputado estadual Pedro Longo, que destaca que as emendas são destinadas, principalmente, para ações coletivas para ajudar as pessoas a ganharem a própria renda. “Isso tem sido muito importante. Neste caso, é um curso de biojóias que vai ser desenvolvido em Tarauacá. Isso se soma a diversas outras ações que a gente tem no campo do empreendedorismo, e também do turismo e economia solidária”, explica.
Deputado Pedro Longo destaca ações no campo do empreendedorismo. Foto: Bruno Moraes/Sete
Associação Mãos Criativas do Acre
Já a parceria com a Associação Mãos Criativas do Acre (Amacre) tem como objetivo promover a inclusão social, capacitação profissional e geração de renda, por meio da realização de oficinas de corte e costura, e trabalho manual sustentável, fomentando o reaproveitamento de tecidos e materiais descartados, em Rio Branco. A emenda parlamentar destinada para essa atividade é do deputado estadual Afonso Fernandes.
Curso deve certificar mais de 50 mulheres. Foto: Bruno Moraes/Sete
Para Priscila Rodrigues, presidente da Amacre, o envio de recursos para execução de projetos é fundamental. “É importante para a Associação e também para as pessoas que vão ser beneficiadas, além de poder ter o apoio da Secretaria e do deputado. Nós vemos quantas pessoas são felizes ao serem abençoadas através deste projeto. Ao finalizar, vamos certificar 53 mulheres no curso de corte e costura e isso é muito bom”, destaca.
Priscila destaca que ações da associação beneficiam muitas pessoas. Foto: Bruno Moraes/Sete
Afonso Fernandes agradeceu o apoio do governador Gladson Camelí e reforçou a importância de ajudar pessoas com as qualificações executadas por meio das emendas parlamentares. “Através das emendas a gente consegue ajudar as associações, produtores e outras entidades. O leque é extenso, então é muito importante nós chegarmos com as emendas, com o dinheiro público, e contribuir para a vida de quem precisa”, disse.
Deputado Afonso Fernandes destaca a importância das emendas para execução de cursos. Foto: Bruno Moraes/Sete
Instituto Vida Plena
A Sete firmou convênio com o Instituto Vida Plena para promover a geração de emprego e renda, por meio da oferta de cursos de formação profissional para o mercado de trabalho para jovens e adultos no Acre em dois projetos distintos. Um deles será executado com recursos de emenda parlamentar do deputado estadual André Vale, que expressa a alegria de testemunhar a assinatura do termo de fomento. “Para mim, é uma alegria poder contribuir. Além dessa emenda que a gente colocou, também vamos colocar outras para executar ano que vem para valorizar mais o turismo e a cultura acreana, que é a melhor da Região Norte”, afirma.
Deputado André Vale reforça fomento ao empreendedorismo. Foto: Bruno Moraes/Sete
Os cursos do projeto serão ofertados para jovens e adultos em Rio Branco, Bujari, Senador Guiomard, Assis Brasil, Plácido de Castro, Capixaba e Feijó. O outro termo, com o mesmo objetivo, recebe recursos do deputado estadual Arlenilson Cunha para cursos na capital.
Diversos cursos serão ofertados em sete municípios do estado. Foto: Bruno Moraes/Sete
Roniere Xavier, presidente do Instituto Vida Plena, destaca que a emenda parlamentar é destinada para cursos como cabeleireiro, manicure e outras áreas. “Serão cursos em quase todos os municípios do Acre e também na capital, onde muitas pessoas terão acesso. Os cursos têm previsão de iniciar já no próximo mês. Estamos focando mais no público jovem e teremos o restante de 2025 para executar os cursos”, explica.
Roniere afirma que cursos devem iniciar em novembro deste ano. Foto: Bruno Moraes/Sete
O deputado estadual Arlenilson Cunha destaca a importância da qualificação profissional para a vida das pessoas. “É com muita alegria que celebramos este convênio através de emenda parlamentar que visa a qualificação profissional de pessoas e famílias, esse é o compromisso do nosso mandato”, enfatiza.