O governador Gladson Camelí recebeu, na tarde desta terça-feira, 25, a defensora pública-geral, Juliana Marques e a subdefensora-geral de Gestão Administrativa, Simone Santiago. No encontro, elas falaram da atuação da Defensoria Pública do Estado (DPE-AC), que deve ser expandida fisicamente para mais três cidades.
Este é o primeiro encontro de Juliana como defensora-geral e ela aproveitou para falar sobre números e como os investimentos do governo na estrutura da instituição têm impactado na acessibilidade à cidadania.
Ao relembrar os 155 mil atendimentos no ano passado feitos pela Defensoria, Juliana destacou que isso só foi possível com as ações de incentivo.
Em reunião, os laços foram fortalecidos para novas ações em todo o estado. Foto: Diego Gurgel/Secom
“Estamos do lado do autor e também do requerido. É importante frisar que reduzimos o número de dativos, o que demonstra uma responsabilidade com os órgãos públicos. Nossa cobertura está sendo integral em todo o estado e devemos chegar a 200 mil atendimentos este ano”, destaca.
Atualmente, segundo a defensora-geral, para um dativo ser nomeado é necessário que seja um caso excepcional, com justificativa do magistrado.
“Meu encontro hoje é para repassar que estamos em uma fase muito boa. Os defensores estão muito animados com a gestão. Colegas que fazem questão de estar presentes em ações itinerantes, de barco, avião ou carro. Todos estão contribuindo para o crescimento da instituição e queremos mostrar para a população o nosso valor”, destacou.
O governador também foi convidado para assinar a ordem de serviço da unidade de Epitaciolândia, o que deve ocorrer após o Carnaval.
Ao ouvir sobre os números, Camelí disse que o trabalho da DPE é reconhecido pela sociedade e reforçou a disponibilidade do Estado em ações que fortaleçam a instituição.
Alinhamento e reconhecimento foram pautas do encontro. Foto: Diego Gurgel/Secom
“O que eu puder fazer pela nossa Defensoria, eu vou fazer. Sei que é um desafio conduzir uma instituição como a DPE, mas te desejo sorte e não tenho dúvida do sucesso da sua administração. É notório o reconhecimento da população. Então, contem comigo para tudo aquilo que for deixar o Estado mais próximo da população”, destacou.
A possível cheia no Acre também foi pauta no encontro, e o governador pediu a parceria de todas as instituições e destacou, ainda, que tem cobrado antecipação das ações.
“Trabalhamos com todos os cenários possíveis. Então, já pedi que minha equipe se antecipe para que possamos agir de forma efetiva o mais rápido possível. A prioridade é sempre atender às pessoas em primeiro lugar”, frisou.