Durante sessão virtual realizada na manhã desta terça-feira (22), o deputado Jonas Lima (PT) falou sobre a visita que fez às comunidades que vivem às margens do Rio Azul, em Mâncio Lima. O parlamentar demonstrou preocupação com a falta de auxílio para as comunidades rurais, e denunciou que facções criminosas estão indo a esses locais em busca de captar jovens para o mundo do crime.
“Venho relatar uma viagem que fiz durante oito dias pelas margens do Rio Azul, onde conheci melhor a comunidade rural daquele lugar. São mais de 300 famílias. Minha preocupação é com o setor rural, as facções estão entrando nessas comunidades e fazem um trabalho de captação dos jovens para fazer parte desse sistema perverso”, alertou.
Jonas Lima disse que se o governo, através dos órgãos competentes, não enviar ajuda aos municípios que vivem predominantemente da agricultura, muitos jovens serão captados pelas facções e virão para a cidade, aumentando ainda mais o índice de violência local.
“Já se passaram quase dois anos de um governo que chegou com a promessa de priorizar o setor rural, mas a maioria das cidades que dependem da Secretaria de Produção não receberam apoio nenhum. As prefeituras precisam do auxílio do Estado para fazer uma política agrícola diferente. O governo precisa mostrar seu plano para essa agricultura avançada que tanto prometeu”, finalizou.