Na última terça-feira (18), a Universidade Federal do Acre (Ufac) realizou a aula inaugural do Mestrado em Educação no município de Xapuri. O curso, o primeiro mestrado da UFAC no interior do estado fora de Cruzeiro do Sul, foi viabilizado por meio de uma emenda parlamentar do deputado federal Eduardo Velloso, que destinou quase R$ 1 milhão para a implementação do programa. Embora o deputado não tenha comparecido ao evento devido a compromissos fora do estado, ele foi representado pela sua equipe.
A iniciativa histórica foi destacada por lideranças locais e acadêmicas, que ressaltaram a importância do investimento para a qualificação profissional na região. O prefeito de Xapuri, Maxsuel Maia, enfatizou o impacto do mestrado para o município e reconheceu o compromisso de Velloso com o desenvolvimento educacional.
“Eu não poderia deixar de citar o deputado federal Eduardo Velloso, um homem forte, um político visionário que tem um carinho muito especial com os municípios do interior e que traz essa pauta, que é uma pauta importantíssima. E eu quero dizer, pessoal, que estou muito feliz em participar desse dia histórico. Xapuri completa 120 anos no próximo sábado, e é a primeira vez na nossa história que se instala um curso de mestrado no município. Na verdade, é o primeiro mestrado no interior do Acre”, ressaltou o prefeito.
A pró-reitora de Pós-Graduação da Ufac, professora doutora Margarida Carvalho, também destacou a articulação e o compromisso do deputado Eduardo Velloso na concretização do projeto.
“Temos que considerar o que foi feito pelo deputado Velloso. Ele permitiu que a universidade se expandisse para lugares mais distantes do nosso estado. Quando tivemos a primeira reunião, e o deputado participou, ele nos informou sobre o recurso disponível para levar o mestrado a Xapuri. Inicialmente, achamos que o valor não seria suficiente para viabilizar o curso, mas ele prontamente perguntou quanto seria necessário e complementou o montante. Isso demonstra o compromisso desse parlamentar com a educação no município”, afirmou a pró-reitora.
A coordenadora da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e aluna do mestrado, professora Elisângela Horácio, relembrou o esforço da comunidade para concretizar essa conquista.
“Essa ideia surgiu há cerca de nove anos, quando fizemos uma pesquisa na cidade para saber quais cursos a população queria. O mestrado foi um dos mais escolhidos. Tentamos viabilizá-lo de várias formas, enviando projetos para diversas instituições, mas sem sucesso. Até que um dia o deputado Eduardo Velloso nos visitou e atendemos a ele com essa solicitação, que foi prontamente aceita. A UFAC ainda quis refazer a pesquisa para saber se havia demanda e mais de 400 pessoas confirmaram o interesse. Esse curso é uma grande conquista para nossa cidade, pois muitos profissionais do interior não têm condições de se deslocar para estudar em Rio Branco”, destacou.
O curso faz parte do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Ufac e será ofertado no polo de Xapuri da Universidade Aberta do Brasil, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação. A reitora da Ufac, Guida Aquino, já havia ressaltado, em reunião com o deputado no ano passado, a importância desse avanço para o ensino superior no Acre.
“Queremos levar os cursos de graduação e pós-graduação da Ufac para outros municípios; e para isso precisamos de todo o apoio possível”, afirmou Guida na ocasião.
O Mestrado em Educação da Ufac em Xapuri é um passo importante para o fortalecimento do ensino superior no Acre, a na descentralização da oferta de cursos, proporcionando novas oportunidades para os profissionais da educação no interior. A iniciativa mostra que, com vontade política, é possível fortalecer a formação acadêmica no interior do estado e gerar impactos positivos para toda uma região.