Na audiência pública realizada na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), na manhã desta segunda-feira (09) para debater sobre a Lei Orçamentária Anual (LOA) 2025, a deputada Michelle Melo (PDT) destacou a necessidade de priorizar políticas habitacionais, sociais e de enfrentamento à violência contra a mulher no orçamento. A parlamentar criticou a redução no montante destinado ao aluguel social e cobrou ações concretas para atender as pessoas em situação de vulnerabilidade.
“Me preocupa muito o orçamento do aluguel social ter sido diminuído, especialmente quando a necessidade está ainda maior. Precisamos de uma resposta clara sobre como o governo pretende atender essas famílias que estão desamparadas”, afirmou.
Michelle Melo também chamou atenção para o orçamento da Secretaria da Mulher, que destina apenas R$ 245 mil ao enfrentamento à violência contra a mulher, especialmente na empregabilidade de mulheres vítimas de violência. “As mulheres que estão no ciclo da violência precisam de políticas públicas reais, e isso só é possível com recursos adequados. Não se constrói políticas públicas sem dinheiro”, ressaltou.
A deputada ainda mencionou o compromisso do governador Gladson Cameli com o chamamento de aprovados em concursos públicos. “Reconheço que muitos já foram convocados, mas gostaria de saber se o orçamento para 2025 contempla o chamamento daqueles que ainda aguardam no cadastro de reserva”, concluiu.