Profissionais da educação de todo o Acre tiveram a oportunidade de participar de um treinamento intensivo sobre o preenchimento correto do Censo Escolar, nesta terça-feira, 22. O evento ocorreu no Auditório do Detran em Rio Branco e foi promovido em uma parceria do Tribunal de Contas do Acre (TCE-AC) e Ministério Público (MPAC) com apoio da Secretaria de Educação do Estado (SEE-AC).
“O Censo Escolar é uma ferramenta crucial para a coleta de dados da educação básica no Brasil e serve como base para o direcionamento de recursos financeiros do Governo Federal”, explicou a diretora da Escola do Tribunal de Contas, conselheira Naluh Gouveia, durante a abertura do evento.
O objetivo do encontro foi qualificar gestores, secretários escolares e outros profissionais responsáveis pelo preenchimento do Censo para garantir que as informações sejam declaradas de forma correta e dentro do prazo.
Esse tipo de cuidado impacta diretamente no envio de verbas para as escolas através de programas como o Valor Aluno por Resultados (VAAR), programas de apoio à educação como o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e PNATE (Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar), sendo essencial para o financiamento de iniciativas educacionais.
“O Censo é uma ferramenta fundamental para o diagnóstico da situação educacional, mas também para o planejamento, a execução e a avaliação de políticas públicas educacionais”, salientou o procurador-geral de Justiça do MPAC, Danilo Lovisaro.
O treinamento contou com palestras da auditora chefe da Coordenadoria Especializada de Controle Externo em Educação e Gênero do TCE-AC, Laélia Lima, e o coordenador estadual do Censo Escolar, Jelsoni Calixto.
“O Censo Escolar é o coração das políticas públicas educacionais. É dele que saem todos os resultados e dados que promovem e que dão suporte a implementação de políticas públicas”, enfatizou Calixto.
Já Laélia, que apresentou dados sobre o VAAR, reforçou a importância do trabalho para o resultado final. “Garantindo mais recursos, a gente garante mais qualidade para a educação”.