Durante a sessão desta quarta-feira (12) na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), a deputada Antonia Sales (MDB) saudou os policiais militares presentes e reforçou seu apoio à categoria. No entanto, a principal preocupação da parlamentar foi a crise na saúde pública, especialmente nas regiões mais isoladas do estado.
“A saúde anda mal. Imaginem o sofrimento das pessoas que vivem em locais de difícil acesso, como Santa Rosa do Purus, Jordão, Breu e outros rios. No verão, enfrentam dias arrastando canoas; no inverno, a dificuldade é com a falta de transporte aéreo. O sofrimento é enorme”, denunciou.
Antonia Sales também criticou a má gestão dos recursos públicos, destacando o abandono da reforma da Unidade Mista de Saúde da Vila Santa Lúcia, que deveria ter sido entregue em dezembro de 2023. “Uma obra de mais de um milhão, que deveria ser concluída em 120 dias e até agora nada. O cartaz da obra está jogado no chão, a unidade está cheia de infiltrações e o dinheiro já foi pago. Onde está a fiscalização?”, questionou.
A parlamentar relatou ainda a precariedade no atendimento à população da Vila Santa Lúcia, que tem mais de 10 mil habitantes. “Os pacientes estão sendo atendidos em um espaço reduzido e em condições desumanas. Já vi gente tomando soro sentada em uma cadeira, com o braço apoiado na pia de uma lavanderia. Isso é uma falta de respeito enorme!”, denunciou.
Antonia Sales cobrou providências imediatas do governo. “Quero abrir os olhos do governador. Que ele mande sua equipe sair do conforto e verificar de perto essa situação absurda”, concluiu.