..::data e hora::.. 00:00:00

Saúde

23.1 digital master pmrb iptu premiado 2025

Sesacre promove simpósio sobre prevenção dos riscos ocupacionais em postos de combustíveis no Acre

Sesacre promove simpósio sobre prevenção dos riscos ocupacionais em postos de combustíveis no Acre

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), por meio do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), realiza, nos dias 12, 13 e 14 de agosto, o 1º Simpósio de Vigilância dos Ambientes e Processos de Trabalho em Postos de Revenda de Combustíveis. O evento será realizado no auditório do Museu dos Povos Acreanos, a partir das 8h.

Com foco especial na exposição ao benzeno, substância invisível e altamente tóxica, associada a doenças graves como câncer e distúrbios hematológicos, o simpósio busca mapear riscos ocupacionais e fortalecer ações de prevenção em ambientes de trabalho.

“A Secretaria de Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde e com os sindicatos que representam a categoria, promove este momento de esclarecimento e troca de conhecimento voltado aos profissionais. O foco é a saúde do trabalhador e a exposição ao benzeno, um tema importante e delicado, que exige atenção para alertar e orientar aqueles que atuam nas unidades de distribuição de combustíveis e estão expostos a esse agente nocivo”, destaca Ana Cristina Moraes, secretária adjunta de Saúde.

A iniciativa reunirá vigilâncias de saúde, Cerests regionais, gestores, empresários, trabalhadores de postos e especialistas nacionais. O objetivo é promover a troca de experiências, aprimorar protocolos de segurança e reforçar a responsabilidade compartilhada entre trabalhadores, empregadores e poder público para reduzir a exposição a agentes nocivos.

“A principal característica do benzeno é ser um agente carcinogênico, capaz de causar câncer na medula, no cérebro, na pele e em diversos outros órgãos. A contaminação ocorre pela vaporização da substância, como durante o abastecimento de veículos, e não existe um nível seguro de exposição, qualquer contato pode levar ao desenvolvimento da doença. Na gasolina, a situação é ainda mais preocupante, pois não existe combustível livre de benzeno”, explica o palestrante e referência nacional em saúde do trabalhador, Alexandre José Jacobina.

A programação inclui palestras, rodas de conversa e atividades práticas, como inspeções sanitárias simuladas, proporcionando aos participantes um espaço de aprendizado e troca de conhecimento para melhorar a proteção à saúde no setor.

“Muitos trabalhadores estão expostos a riscos à saúde, e discutir temas como a exposição ao benzeno é fundamental para a Secretaria de Saúde. Com esse trabalho, conseguimos promover a saúde de forma efetiva. Nosso objetivo é fortalecer a vigilância em saúde, prevenindo doenças e protegendo a vida dos profissionais”, destaca o gerente do Cerest, Fernando de Abreu.

O presidente do Sindicato dos Trabalhares dos Postos de Combustíveis do Acre, Plínio Calixto, enfatiza a importância do simpósio para a conscientização da categoria. “A maioria de nós, trabalhadores dos postos de combustíveis, não tem o conhecimento adequado a respeito da nossa saúde enquanto trabalhador. E, com essa iniciativa, estamos aqui para adquirir essas informações, agregar conhecimento e repassar para os nossos colegas”, finaliza.