Fuga ocorreu na madrugada desta segunda-feira (4), segundo o Instituto de Administração Penitenciária
Seis detentos fugiram do Complexo Penitenciário de Rio Branco, na madrugada desta segunda-feira (4). Nenhum foi recapturado até a última atualização desta reportagem.
Os fugitivos estavam no pavilhão B da Unidade de Regime Provisório (URP) do presídio estadual e quebraram a estrutura da parede para fugir.
Estão foragidos:
- Altevir de Araujo da Silva;
- Talisson de Souza Gama;
- Francisco Barbosa de Souza;
- Leandro Nunes de Moura;
- Ítalo de Andrade Lima; e
- Ramisses da Silva Feitosa.
“No momento, a Polícia Penal está em busca dos fugitivos”, disse Marcos Frank Costa, presidente do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen-AC), por meio de nota pública.
O Complexo Penitenciário de Rio Branco é o maior do estado e tem cerca de 3.208 presos homens, segundo o Iapen-AC. O sistema carcerário estadual conta com os presídios Feminino, Unidade de Regime Fechado (URF), de onde os presos fugiram, além da Unidade de Recolhimento Provisório (URP) e presídio de segurança máxima Antônio Amaro Alves.
Fugas anteriores
Há quase três meses, o Complexo Penitenciário de Rio Branco registrou outra fuga. Naquela ocasião, seis também fugiram do pavilhão A após quebrarem a parede que dá acesso à área do banho de sol e, depois, pularem o muro.
Em novembro do ano passado, oito presos fugiram após fazerem um buraco na cela 13, do pavilhão P. Os oito também conseguiram quebrar a parede da cela, formando um buraco, por onde alcançaram a área externa do pavilhão.
Já em julho de 2023, houve a rebelião no presídio de segurança máxima Antônio Amaro Alves, que resultou na morte de cinco detentos.