..::data e hora::.. 00:00:00

Polícia

Operação cumpre nove mandados contra suspeitos de crimes ambientais na Resex Chico Mendes no AC

Operação cumpre nove mandados contra suspeitos de crimes ambientais na Resex Chico Mendes no AC

Operação Mezenga, deflagrada nesta quinta-feira (6) em Xapuri, é em referência ao personagem Bruno Mezenga, da novela ‘O Rei do Gado’. Resex Chico Mendes é uma das áreas protegidas mais ameaçadas e pressionadas pelo desmatamento

Pelo menos nove mandados de busca e apreensão foram cumpridos na manhã desta quinta-feira (6) durante a Operação Mezenga, deflagrada pela Polícia Federal (PF-AC) em Xapuri, no interior do estado. A ação visa combater crimes ambientais no interior da Reserva Extrativista Chico Mendes (Resex Chico Mendes), no município acreano.

De acordo com a PF, o inquérito que resultou na operação aponta que os investigados praticaram crimes contra o meio ambiente. Na operação, 18 policiais federais foram mobilizados para o cumprimento dos mandados expedidos pela Justiça do Acre.

“Os investigados praticaram diversas infrações relacionadas à invasão de terra pública, desmatamento ilícito, exploração ilegal de pecuária, bem como outras atividades prejudiciais ao meio ambiente, que afetam diretamente o ecossistema local e os povos tradicionais que dependem da reserva para a sua sobrevivência”, aponta a PF.

O material que foi apreendido nas buscas será submetido a análise policial, que pode desmembrar em novas investigações.

Os envolvidos podem responder judicialmente pelos crimes de invasão de terras públicas, desmatamento, impedir a regeneração natural das florestas e lavagem de capitais.

O nome da operação é referente ao personagem Bruno Mezenga, da novela Rei do Gado. Ele cresce e se transforma num dos maiores criadores de gado do país, recebendo a alcunha de ‘o rei do gado’.

Resex Chico Mendes

O desmatamento na Reserva Extrativista Chico Mendes (Resex), no interior do Acre, reduziu 71% entre 2022 e 2023, conforme um levantamento do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon). Contudo, a unidade de conservação federal sempre aparece entre as mais ameaçadas e pressionadas pelo desmatamento da Amazônia.

Em 2022, o total da área desmatada chegou a 84 km² e esse número caiu para 24 km² em 2023. A análise utilizou informações disponibilizadas pelo Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD).

Já em outubro de 2023, três unidades de conservação do Acre ficaram entre as 10 mais devastadas da Amazônia. A líder foi a Resex Chico Mendes, que perdeu o equivalente a cerca de 200 campos de futebol de mata nativa.