..::data e hora::.. 00:00:00

Educação

Projeto de extensão de universidade do AC organiza 1º festival de talentos para pessoas com transtorno do espectro autista

Projeto de extensão de universidade do AC organiza 1º festival de talentos para pessoas com transtorno do espectro autista

Festival de talentos será realizado nos dias 27, 28 e 29 de abril na Ufac e no Via Verde Shopping, em Rio Branco. Inscrições podem ser feitas até dia 28 de março pela internet

O Acre terá 1º festival de talentos para pessoas com transtorno do espectro autista em abril deste ano. O evento deve reunir apresentações nas modalidades de música, artes visuais e literatura. Todos os participantes irão ganhar uma premiação ainda a ser definida.

As inscrições são gratuitas e podem ser, exclusivamente, pela internet com preenchimento do formulário eletrônico e envio da documentação, incluindo o laudo médico confirmando que o paciente tem o espectro autista, para o e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..

O edital e todas as regras de participação podem ser conferidas no site da Universidade Federal do Acre (Ufac).

O 1º Festival Acreano de Talentos do Espectro Autistaé organizado pela coordenação do projeto de extensão: Do Lado de Dentro Espectro da Ufac.

“É apenas para pessoas autistas porque nosso intuito é divulgar as habilidades dos autistas. Abril é o mês de conscientização mundial do autismo, então, por isso estamos fazendo essa ação no mês de abril. São três modalidades que escolhemos agora para essa primeira edição: artes visuais, que podem participar com desenhos, fotos, com animação no computador; literaturas, que podem ser textos literários, contos, poesias; música que a pessoa pode tocar ou cantar também”, explica a coordenadora do projeto e organizadora do festival, Rauana Batalha.

A coordenadora destaca que não há limites de vagas e podem se inscrever crianças, adolescentes e adultos de todas as idades. O festival está sendo organizado da seguinte forma:

  • 27 de abril - amostra de artes visuais e literatura dos participantes no Via Verde Shopping;
  • 28 e 29 de abril - apresentações de música no anfiteatro Garibaldi Brasil, na Ufac, em Rio Branco.

“Nosso intuito é que realmente os autistas possam se posicionar porque somos acostumados a ver eventos e outras atividades envolvendo autistas e especialistas sempre falando com aquela língua médica, e esse é o diferencial do nosso programa porque todos os eventos que temos feito os autistas têm se posicionado, tem rodas de conversas com autistas adolescentes e agora o festival de talentos com os autistas mostrando suas habilidades”, frisa Rauana.

A organizadora conta que está procurando patrocinadores para garantir a premiação dos participantes. Ela acrescenta que não haverá competição, nem escolha da melhor categoria e que o objetivo é fazer os autistas participarem e exporem os talentos.

“Não temos recursos na universidade, então, como o governo federal não fez repasse para as universidades, vou atrás de patrocinadores mesmo para nos ajudar com essa premiação. Não temos um centavo para nada. Quero dar pelo menos uma lembrança simbólica porque sei que é difícil para os autistas se colocarem para fora, a maior parte é bem introvertida, é característica de quem está no espectro essa dificuldade de interação e socializar. É realmente um incentivo para quem quiser coragem para se expor”, concluiu.