..::data e hora::.. 00:00:00

Educação

MPAC participa da certificação de curso de mecânico de bicicletas para adolescentes que cumprem medidas socioeducativas

MPAC participa da certificação de curso de mecânico de bicicletas para adolescentes que cumprem medidas socioeducativas

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) participou, nesta terça-feira, 14, no Centro Socioeducativo Acre, da entrega de certificados de conclusão do curso de mecânico de bicicleta aos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas. A ação faz parte do projeto “Pedalando Novos Rumos” e contemplou sete adolescentes na capital.

Realizado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJAC), o projeto conta com a parceria do MPAC, do Sistema Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e do Instituto Socioeducativo do Acre (ISE). O curso teve duração de 40 horas.

A procuradora-geral adjunta para Assuntos Administrativos e Institucionais, Rita de Cássia Nogueira, participou do evento representando a Procuradoria-Geral de Justiça e destacou a importância da educação.

“Presenciando esses jovens recebendo esses certificados, justamente no dia de hoje, numa data tão significativa, Dia Nacional da Alfabetização, me recordei da frase do economista britânico, William Arthur Lewis, que diz: Educação nunca foi despesa. Sempre foi investimento com retorno garantido. E é isso que esta concretizando o Projeto Pedalando Novos Rumos, o investimento no potencial humano, no futuro desses adolescentes, sendo imperiosa a necessidade de que existam mais projetos como este, que dê oportunidades aos nossos jovens para transformar suas vidas, como fizeram esses guerreiros, que merecem todo o nosso elogio e reconhecimento ”, disse.

A promotora de Justiça Vanessa Muniz, titular da Promotoria de Justiça Especializada de Execução de Medidas Socioeducativas de Rio Branco, também esteve presente e falou da importância do projeto no processo de ressocialização.

“O objetivo da medida socioeducativa é reconstruir, é mudar os passos, mudar caminhos. E ninguém muda caminhos com pena, se muda caminho com perspectiva de melhora, com apresentações de caminhos diferentes. A realização de cursos profissionalizantes é a aplicação da medida socioeducativa, e eu espero a cada dia que se abram mais oportunidades e aprendizado para esses jovens”, ressaltou.

Também participaram do evento, a coordenadora da Infância e Juventude do TJAC, a desembargadora Waldirene Cordeiro, o presidente do ISE, Coronel Mário Cezar, a representante da Federação das Indústrias do Acre (Fieac), Raimunda Holanda, e o deputado estadual Gilberto Lira.