Após seis meses implantado na rede municipal de educação, a metodologia pedagógica Israelense, já vem demonstrando resultados nas escolas. O método educativo é focado no desenvolvimento socioemocional. O objetivo é atender 8.615 alunos da rede pública com o objetivo de resgatar a cultura do lúdico, que valoriza a interação significativa e as aprendizagens construídas pela experiência com o jogo e o seu entorno.
A secretária Municipal de Educação, Nabiha Bestene, disse que o que foi plantado lá atrás, já pode ser percebido hoje.
“Estamos observando, agora com o apoio pedagógico, que nós tivemos aqui em todas elas. Nós verificamos que esses alunos despertaram o interesse pela matemática. Procuramos saber qual o motivo. Então concluímos que são esses jogos da mente inovadora, todo esse material de dados que está auxiliando o professor.”
“Os alunos, muitas vezes, pensam que o erro é coisa ruim, mas ele faz parte da aprendizagem. Quando eles começam a perceber isso, eles têm medo de errar. Então, todas as vezes que eles erram, eles tentam e tentam acertar”, explicou a professora, Laudete Silveira.
O método também influencia na motivação, ajuda a enfrentar os desafios da aprendizagem e trabalha o socioemocional, tanto das crianças, como dos professores, dos pais e todas àquelas pessoas que estão envolvidas no contexto educacional.
A estudante Maria Rafaela disse que o método ajudou na interação com os pais em casa.
“Nos divertimos muito jogando com a família e a gente perde um pouco de atenção do celular, das telas e fica mais com brincadeiras infantis, que é o que falta bastante na geração. Melhorou a interação com a minha família.”
Hoje a estudante Sara Maria consegue se concentrar mais na sala de aula.
“Muito incentivador e que faz a gente entender mais sobre esse assunto. Eu não entendia quase nada de vertes e arestas e agora estou entendendo quase 100%.”
A matemática sempre foi um bicho papão na sala de aula, o que era assustador com essa nova metodologia israelense, passou a ser mais lúdico e divertido.
O prefeito de Rio Branco, que já foi professor de matemática, testou a informação e disse o que achou.
“O que eu estou vendo aqui agora com essa nova metodologia, que a nossa prefeitura fez um investimento bastante alto nessa metodologia. Eu estou feliz. Quando eu perguntei na sala de aula, quem gosta de matemática e 100% respondendo que sim. Agora as nossas crianças vão tomar um novo rumo na educação. Aprendendo direitinho, conhecimento de matemática e de português. Elas vão em qualquer outra disciplina, qualquer outra área. Elas vão se desenvolvendo muito bem.”