..::data e hora::.. 00:00:00

Educação

Alunos do Ifac em Rio Branco ganham medalha de bronze na 16ª Olimpíada de História do Brasil: ‘indescritível’

Alunos do Ifac em Rio Branco ganham medalha de bronze na 16ª Olimpíada de História do Brasil: ‘indescritível’

Etapa final do projeto realizado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) com alunos dos ensinos fundamental e médio aconteceu no último sábado (24) e domingo (25). Cerca de 1,3 mil estudantes de todo o país, divididos em 340 equipes, estiveram na Universidade para realizarem uma prova e participarem da cerimônia de premiação

A equipe vitória-régia, composta pelos estudantes do Instituto Federal do Acre (Ifac) campus Rio Branco, ganharam medalha de bronze pela participação na 16ª Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB) da Unicamp e se consagraram como a melhor equipe da região Norte. A etapa final do projeto aconteceu na Universidade Estadual de Campinas com alunos dos ensinos fundamental e médio no último sábado (24) e domingo (25).

A equipe é composta por Isis Fontinele, Izabelly Christine Freire e Laryssa Santos, sob a orientação do professor João Cabral. Todos os grupos que chegaram à final participaram de seis fases online, realizadas entre maio e junho, com duração de uma semana cada. As provas dessas etapas incluíram questões de múltipla escolha e realização de tarefas, que são elaboradas com base em debates, pesquisa em livros, internet e orientação do professor.

Os jovens são alunos do 3º ano do ensino médio do curso de redes de computadores, já que a instituição também oferta ensino técnico integrado ao modelo regular de ensino.

Ao g1, a estudante Laryssa Santos disse que a prova final consistia em uma dissertação, e que a equipe vitória-régia finalizou como a melhor da região Norte. “A gente foi a melhor equipe da região norte nas fases online, e a outra equipe que foi com a gente, aqui do Campus também, foi muito bem. E aí a ONHB custeou nossas passagens”, afirma.

De acordo com Laryssa, eles descobriram as Olimpíadas de História no 1º ano do ensino médio, através de uma divulgação na escola, porém só decidiram participar no ano passado. “Nós nos interessamos nas tarefas da olimpíada. Cada fase tem algumas questões e uma tarefa, por exemplo, na 4° fase, tivemos que transcrever uma carta antiga”, comenta ela.

‘Experiência imersiva’

Izabelly Christine, outra componente do grupo, disse que a experiência de participar da final presencial foi indescritível e que as proporções do evento as encantaram.

“A gente nunca tinha participado e quando você chega lá, você fica muito surpresa com a organização, com a quantidade de pessoas e você vê que foi uma das que conseguiu passar para chegar até ali, é incrível. A Olimpíada em si já é uma experiência muito imersiva porque ela te coloca num papel de historiador que você precisa sempre descobrir o que é que eles estão querendo explorar do seu conhecimento”, explica.

alunos 002Cerca de 1,3 mil estudantes de todo o país, divididos em 340 equipes, estiveram na Unicamp — Foto: Arquivo pessoal

ONHB

A ONHB é realizada com apoio do Departamento de História da Unicamp, do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) da Unicamp, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Unicamp e da Associação Nacional de História (Anpuh). Conta também com a participação de docentes universitários, alunos de graduação, mestrandos e doutorandos.

Flávia Alves Simoura Silva, 38 anos, professora de história, é uma das coordenadoras do projeto no campus, juntamente com todos os outros professores da disciplina, e fala que desde 2019 participa desse programa que é desenvolvido pela Unicamp, onde todas as escolas, desde o oitavo ano, podem participar.

“A gente entra com as equipes do ensino médio, e aí a gente forma equipes. Então são três alunos e um professor, tem as fases online, e a gente monta equipes. O professor João leciona em determinadas turmas, ele forma a equipe naquela turma. O professor Alcilene, eu, o professor Utan também somos professores de história, então nós formamos nossas equipes e nos reunimos semanalmente para debater os temas”, esclarece.

alunos 003Outra equipe considerada a melhor do Estado também participou do evento — Foto: Flávia

Segundo a professora, nacionalmente mais de 51 mil equipes foram inscritas em todo o Brasil. Dessas, em torno de 150 mil estudantes estiveram participando de todo o processo. No Acre, houve 148 equipes inscritas desde o início da competição: 17 eram do Ifac em Rio Branco , e duas chegaram à final.

Do Acre, também do Ifac - Campus Rio Branco, outra equipe participante foi considerada a melhor do Estado e também participou do evento, ganhando medalha de honra ao mérito.

“As duas [equipes] tiveram as passagens cedidas pela organização da Olimpíada devido ao resultado alcançado nas fases online, então assim conseguimos participar. Nessa fase final, somente 340 equipes do Brasil inteiro foram classificados, e todos os que vão para essa fase final já têm direito a medalha de honra ao mérito devido a classificação nesse universo”, diz.