..::data e hora::.. 00:00:00

JAMAXI

23.1 digital master pmrb iptu premiado 2025

O grande irmão

O grande irmão

O ex-deputado estadual, ex-prefeito de Cruzeiro do Sul e presidente da executiva estadual do MDB, Vagner Sales, confidenciou ao jornalista Luiz Carlos Moreira Jorge, do Blog do Crica, que “vai antecipar a reunião do partido para definir a aliança para 2026, até o fim deste mês, não deixando para o próximo ano como estava programado”, argumentando que “tem gente que ainda não entendeu que o MDB não tem dono”.

Alto lá
Ocorre que a manobra que Sales está a engendrar vem justamente para fazer prevalecer seu desejo em levar o partido para uma coligação na chapa que terá a vice-governadora como candidata ao Palácio Rio Branco em 2026, restando a conclusão que é ele que vem a ser o dono do partido. Segundo relato do jornalista, existe na executiva da sigla “três figuras que estão à frente de uma articulação no MDB para melar o apoio do partido à candidatura da vice-governadora Mailza Assis (PP) e levar a sigla para apoiar o candidato Alan Rick (PL)”.

Temores
Esses dirigentes contrários a parceria com a candidata governista argumentam “não terem a garantia de que aquilo que for acertado por Mailza tenha a manutenção por parte do governador Gladson Cameli, que poderá desfazer o acordado mais na frente”. O grupo que teme a manobra e busca distância do palanque de Mailza, garante ter a maioria da Executiva Regional.

Prego batido...
Convicto de que sua opinião prevalecerá, Vagner foi peremptório em conversa com o jornalista: “Quem vai decidir para onde o MDB vai na eleição de 2026 não é só a Executiva Regional, mas os votos dos membros dos diretórios municipais, em torno de cem votantes. Ainda que a escolha fosse feita pela Executiva, temos a maioria na sua composição”.

...Ponta virada
E sentenciou Sales: “no diretório, também, temos larga maioria. É conversa fiada que esse pessoal que você cita seja a maioria no partido, nesse ponto estou tranquilo”, desafiou o cruzeirense, confiante na ancoragem do MDB ao grupo de Mailza Assis.

poronga 1 1
Ungido
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) disse nesta sexta-feira (5) em publicação na rede X que foi escolhido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro para ser candidato à Presidência na eleição de 2026. Bolsonaro está preso por tentativa de golpe de Estado, além de estar inelegível por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Missão
"É com grande responsabilidade que confirmo a decisão da maior liderança política e moral do Brasil, Jair Messias Bolsonaro, de me conferir a missão de dar continuidade ao nosso projeto de nação", escreveu o parlamentar, filho do ex-presidente. Mais cedo, o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, disse à Reuters que o senador lhe comunicou que foi escolhido por Jair Bolsonaro.

Descontentamento
Após a divulgação dando conta que o senador Flávio Bolsonaro houvera sido ungido pelo ex-presidente como o candidato do PL na disputa presidencial, o pastor de extrema direita Silas Malafaia foi às redes sociais atacar a decisão do ex-presidente Jair Bolsonaro, preso pela tentativa de golpe, de escolher seu filho e senador, para enfrentar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, favorito nas pesquisas, nas eleições de 2026.

Deboche
"O amadorismo da direita faz a esquerda dar gargalhadas", escreveu Malafaia na rede X, em uma indireta a políticos da extrema direita. "Não estou falando nem contra e nem a favor de ninguém. Somente isto", emendou Malafaia.

Otimismo
Por seu turno, o deputado Lindenberg Farias (PT) líder do governo na Câmara Federal, postou mensagem nas redes sociais avaliando que “está confiante na reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Para nós, o nome do candidato é indiferente.

Herança
Lindbergh Farias se estendeu dizendo que “a escolha do Flávio Bolsonaro é um movimento mais do que previsível da família. Sabem que é praticamente impossível derrotar o Lula, mas querem manter o protagonismo da oposição para o futuro”.

Otimismo
E foi além: “ O nome do Tarcísio seria o beijo da morte para a família Bolsonaro. Os marqueteiros do Tarcísio e do Centrão iriam trabalhar para esconder e construir uma política de apagamento do Bolsonaro. Ele seria esquecido na prisão. Para nós, o nome do candidato é indiferente. O Lula vai ser reeleito presidente porque a vida do povo tá mudando”.

Retrato
Farias enumerou que o governo Lula 3 deverá registrar o 3º maior crescimento médio do PIB desde o Plano Real, só atrás do próprio Lula (3,3%). A inflação média é a menor desde o Real (4,4%), temos o menor desemprego da história (5,4%), e já foram criados 4,8 milhões de empregos formais.

Resultados
Lindbergh ainda citou que a renda média do trabalhador atingiu o maior nível da série (R$ 3.507), e a renda domiciliar per capita cresceu quase 70% desde 1995. Em 2024, o Brasil registrou a menor pobreza (26,8%), a menor pobreza extrema (4,8%) e a menor desigualdade da história, com o Gini caindo quase 18%. Não é acaso: os saltos sociais ocorreram de 2003 a 2014 e agora, novamente, de 2021 a 2024, sempre com políticas que colocam o povo como prioridade absoluta, disse.

poronga 2 1
Reação
A propósito da sucessão presidencial, a notícia de que o ex-presidente Jair Bolsonaro escolheu seu filho Flávio Bolsonaro para ser candidato à Presidência em 2026 sacudiu os mercados no Brasil a partir do início da tarde de ontem, 06, fazendo as taxas dos DIs dispararem mais de 50 pontos-base até o fechamento.

Mal-estar
A informação, publicada pelo site Metrópoles e confirmada posteriormente por Flávio, senador pelo PL, foi mal recebida pelos investidores, que veem o anúncio como o sepultamento da candidatura presidencial do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o favorito do mercado.

Sobe e desce
Em meio à forte alta do dólar ante o real, a taxa do DI para janeiro de 2028 estava em 13,185% no fim da tarde, em alta de 46 pontos-base ante o ajuste de 12,726% da sessão anterior. A taxa para janeiro de 2032 marcava 13,485%, com elevação de 51 pontos-base ante o ajuste de 12,971%.

Alternância
A reação no mercado de renda fixa foi extremamente negativa. A taxa do DI para janeiro de 2028, que chegou a ceder pela manhã, disparou para a máxima intradia de 13,275% às 16h16, em alta de 55 pontos-base. Perto deste horário, a taxa do DI para janeiro de 2032 marcou a máxima de 13,570%, com elevação de 60 pontos-base.

Diagnóstico
“A saída de Tarcísio da disputa traz um papel em branco para a direita. E é muito claro que Tarcísio só vai ser candidato com a benção de Bolsonaro”, comentou durante a tarde Laís Costa, analista da Empiricus Research. “O mercado vê Flávio como um candidato mais fraco que Tarcísio na disputa com Lula. Além disso, o possível governo Flávio não agrada tanto, porque a pauta parece errática”, acrescentou Laís.