..::data e hora::.. 00:00:00

Jamaxi

Lazer

Lazer

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PP) inaugurará amanhã, quarta-feira, 26, a ‘Fonte Chafariz Interativa’ da Praça da Revolução, localizada defronte à sede da prefeitura da capital. O descerramento ocorrerá durante a abertura do Festival da Macaxeira. Com um investimento superior a R$ 2,2 milhões de recursos municipais, a administração afirma que a iniciativa tem como objetivo revitalizar o centro da cidade.

Tecnologia

Coordenada a partir do som de músicas, a fonte luminosa promete encantar os visitantes ao combinar água e melodia em uma experiência interativa única. Frank Lima, assessor especial do prefeito Tião Bocalom, ressalta que a nova atração busca estimular o retorno das famílias aos espaços públicos, transformando a região central em um ambiente mais vibrante e acolhedor.

Logística

“É uma fonte luminosa com chafariz, que é coordenado ao som de músicas. Nossas crianças poderão brincar dentro da fonte, à medida que a música acontece e água é jogada. É um ponto de entretenimento à frente da Prefeitura, que traz mais brilho à estátua de Plácido de Castro, é algo que melhora o ambiente da região central, dando vida e trazendo as famílias para ocupar este espaço”, explicou Lima.

Imagem2

Cidadania

Ontem, segunda-feira, 24, o senador Alan Rick (União Brasil) participou da entrega das cartilhas do projeto “Cidadania e Justiça na Escola”, na Escola Estirão do Caucho, na Aldeia Igarapé do Caucho, às margens do Rio Muru, em Tarauacá. O projeto é desenvolvido pelo Tribunal de Justiça do Acre com apoio do parlamentar, através da destinação de emendas.

Reconhecimento

Alan incentiva e reconhece as ações do TJ Acre que levam cidadania aos mais distantes moradores do estado. “O Tribunal de Justiça desenvolve diversos projetos e sempre estamos apoiando com os recursos das emendas. Aqui, por exemplo, as cartilhas em quadrinhos foram impressas com parte da emenda que destinei no valor de R$ 200 mil. É um lindo projeto que leva a educação cidadã às nossas crianças e adolescentes das escolas de todo o estado e chega aos lugares de mais difícil acesso. Por sorte nossa o ramal está aberto, mas sabemos que boa parte do ano só é possível chegar aqui na Aldeia de barco. Imagina com o rio seco, como é complicado”, constatou o senador.

Combo

A desembargadora Regina Ferrari, presidente do Tribunal de Justiça e governadora em exercício, explicou que além das Cartilhas da Justiça, o projeto também leva palestras às escolas. “As palestras trazem temas voltados ao respeito ao outro, como as nossas crianças podem ser agentes da paz, são eles que são o nosso presente e o nosso futuro. Estamos gratos ao apoio do senador em a mais esse projeto. Ele que é um parceiro.” - disse a desembargadora.

Prestígio

Também estiveram presentes o desembargador e corregedor geral de Justiça Samuel Evangelista, o juiz Robson Shelton Medeiros, que responde pelas comarcas de Feijó e Tarauacá, o promotor de justiça Lucas Bruno Iwakami, o defensor público de Tarauacá, Rodrigo Lobão, a prefeita Néia, representantes das polícias civil e militar, da Secretaria de Educação do Estado e vereadores.

Inserção

O senador Alan Rick participou ainda da inauguração do primeiro Ponto de Inclusão Digital da justiça acreana instalado em território indígena, justamente na Aldeia Igarapé do Caucho e, já na zona urbana de Tarauacá, acompanhou uma ação do Projeto Abraçando Filhos, realizado pelo TJAC com o objetivo de contribuir para a reaproximação de mães reeducandas com seus filhos, permitindo fortalecer o processo de reestruturação familiar.

Imagem3

A festa da democracia

Em outubro próximo os brasileiros retornarão às urnas, desta feita para eleger prefeito, vice-prefeito e vereadores de seus municípios. No total, mais de 5,5 mil cidades brasileiras vão definir novos mandatos para o Poder Executivo e para cerca de 58 mil cadeiras existentes nas câmaras municipais do país.

Regras

Faltando menos de quatro meses para o dia do pleito, urge que os candidatos tomem conhecimento das principais regras e datas a serem seguidas. Por esse motivo, vale relembrar os principais pontos a que os atores (candidatos e eleitores) devem estar atentos, com base no Calendário Eleitoral de 2024, estabelecido pela Resolução nº 23.738/2024,.

Prazos

O primeiro deles é o período para a realização das convenções, quando partidos e federações vão escolher quem são as candidatas e candidatos que participarão da campanha e concorrerão pelos votos do eleitorado. Os eventos devem ser realizados entre 20 de julho e 5 de agosto e as agremiações terão prazo até 15 de agosto para apresentar a lista com os nomes à Justiça Eleitoral.

Campanha

Logo em seguida, no dia 16 de agosto, será iniciada a campanha de fato, com autorização para distribuição das propagandas eleitorais, que podem ocorrer em ambientes físico e virtual. Também estará liberada a divulgação dos números dos candidatos e o pedido de votos. Até essa data, os pretensos concorrentes só podem se apresentar como pré-candidatos.

Propaganda

A propaganda gratuita no rádio e na TV será exibida entre os dias 30 de agosto e 3 de outubro, uma quinta-feira. Já a partir do dia 21 de setembro, candidatas e candidatos não poderão ser presos, salvo no caso de flagrante delito.

Escrutínio

O primeiro turno vai ocorrer no dia 6 de outubro. Logo após o encerramento da votação, a Justiça Eleitoral iniciará a apuração dos votos dos152 milhões de eleitoras e eleitores brasileiros e a expectativa é de que, em poucas horas, já sejam divulgados os nomes de todos os vereadores eleitos no país e dos prefeitos e vices das cidades com menos de 200 mil habitantes. Em municípios maiores, se houver necessidade, será realizado o segundo turno no último domingo do mês, que neste ano cai no dia 27.

Cidadania

Fato é que conhecer normas, prazos e datas do período eleitoral, é fundamental para que os eleitores exerçam o direito à cidadania e os candidatos respeitem as normas do pleito. Informação é arma poderosa para a escolha dos candidatos e para a Democracia.

Imagem4

Urgência

O governo federal estuda ampliar os recursos previstos para combater os incêndios no Pantanal, afirmou a ministra do Planejamento, Simone Tebet, na segunda-feira, 21. Tebet, a ministra Marina Silva (Meio Ambiente) e o ministro Waldez Góes (Desenvolvimento Regional) estiveram reunidos em Brasília, para discutir ações de controle e enfrentamento de incêndios no bioma, que passa pelo pior semestre de queimadas da história.

Caos

Marina afirmou a jornalistas que esta é “uma das piores situações já vistas” no bioma. A ministra aponta que uma das principais causas dos incêndios no Pantanal é o manejo do fogo para pastagens. “Na Amazônia, a estiagem leva a esforços em relação à logística e abastecimento. E, no Pantanal, tem a ver com logística e incêndio. Porque nós estamos diante de uma das piores situações já vistas no Pantanal”, disse Marina a ministra.

Recordes

O Pantanal, assim como o Cerrado, bateu recorde e registrou, neste semestre, a pior quantidade de focos de incêndio na história, segundo o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). São 3.262 focos entre 1º de janeiro e 23 de junho, número 22 vezes maior do que o registrado no mesmo período de 2023. Também ultrapassou os números do primeiro semestre de 2020 (2.534 focos), período que até então possuía o recorde de queimadas. Há dados desde 1988. “Isso infelizmente é o novo normal. É fundamental parar de usar fogo para qualquer coisa. Não tem incêndio por raio, o que está acontecendo é incêndio por ação humana”, diz Marina Silva.