..::data e hora::.. 00:00:00

Geral

23.1 digital master pmrb iptu premiado 2025

Zoonoses de Rio Branco promove ação de vacinação antirrábica em ponto fixo no bairro Tangará

Zoonoses de Rio Branco promove ação de vacinação antirrábica em ponto fixo no bairro Tangará

Com o compromisso de ampliar o cuidado com a saúde animal, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início nesta última terça-feira (9) a uma ação de vacinação antirrábica em ponto fixo, no supermercado Araújo do bairro Tangará. A iniciativa é coordenada por uma equipe de Zoonoses composta por dois agentes e uma médica veterinária, responsável pelo acolhimento e vacinação dos animais.

 zoonoses 001

A ação ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, e será mantida neste ponto durante todo o mês de julho. A partir de agosto, a equipe seguirá para outra localidade da capital, garantindo o atendimento de diferentes regiões e ampliando a cobertura vacinal. A meta é alcançar o maior número de animais possível, protegendo cães e gatos contra a raiva, uma doença grave e letal tanto para os animais quanto para os seres humanos.

Somente nos primeiros dias da campanha, já foram registrados mais de 50 atendimentos, entre vacinação e orientações aos tutores. O secretário municipal de Saúde, Rennan Biths, destacou a importância da ação para a saúde pública do município.

“A vacinação antirrábica é uma estratégia fundamental para o controle da raiva, que ainda representa um risco à população. Com essa ação, estamos fortalecendo a vigilância em saúde e levando um serviço essencial mais próximo da comunidade. A ideia é alcançar o maior número de animais possível, garantindo proteção e segurança para todos.”

A tutora, Marya Edhuarda Pacheco, não ficou de fora e levou sua pet “Amora” para vacinar, segundo ela “é muito importante essas ações para conscientizar a população, muita gente acha que não precisa, e é muito maior o cuidado que a gente tem que ter.” Destacou.

A Secretaria Municipal de Saúde orienta os tutores a levarem seus animais de estimação com coleira e guia, e, se possível, transportar os gatos em caixas apropriadas para evitar fugas ou acidentes durante o procedimento.