Pesquisa da Fecomércio-AC, feita no último dia 5 de junho, entrevistou 202 pessoas acima dos 16 anos em Rio Branco e apontou ainda que os tipos de presentes mais buscados são roupas, perfumes, acessórios e chocolates
O amor está no ar — e os presentes já estão nas prateleiras também! O Dia dos Namorados, comemorado nesta quarta-feira (12) em todo o Brasil, promete movimentar o comércio em Rio Branco para, pelo menos, 46% dos rio-branquenses que devem comprar presentes para o mozão. Isto é o que aponta uma pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Acre (Fecomércio-AC), por meio do Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Acre (Ifepac).
O levantamento foi feito no último dia 5 deste mês, com 202 pessoas que moram na capital acreana. Para o levantamento, foram entrevistadas pessoas acima dos 16 anos e com potencial de consumo doméstico.
Em contrapartida, 49,5% dos entrevistados não têm intenção de presentar o(a) amado(a), e 4,5% estão indecisos. Daqueles com desejos de gastos, 39,6% afirmaram que costumam pesquisar para comprar, e 12,4% não expressam tal costume.
Sobre os tipos de presentes a serem comprados pelos 46% que demonstraram interesse:
- 17,3% mostraram o desejo de presentear com roupas;
- 14,4% querem comprar perfumes;
- 6,9% se interessam por acessórios; e
- 3,5% preferem chocolates.
Os demais, que completam os 46%, pensam em artigos como calçados, relógio, óculos, flores, vinhos, ursos de pelúcia, celular e até Pix.
Quanto ao controle de gastos para a data, 29,7% admitiram preocupação, contra 23,3%, que não se preocuparam com esse aspecto. No mais, 47% não se manifestaram quanto a gastos alusivos à data por não ter interesse em presentear.
Sobre valores, a pesquisa apontou que:
- 7,9% têm pretensão em gastar até R$ 100;
- 24,3% estão entre R$ 100 e R$ 200;
- 11,9% estão entre R$ 200 a R$ 400;
- 7,9% estão acima de R$ 400;
- 2% não souberam responder
Os locais mais procurados para gastar são o Centro da cidade (27,2%), e os shoppings (17,8%). Outra parcela, de 1%, sinalizou a compra em comércio de bairros; 2% via internet; e 4,0%, que deve buscar outros locais.
Perfil dos entrevistados
Das 202 entrevistas, 53,5% são com pessoas do sexo feminino e 46,5%, do masculino. A faixa etária que mais foi entrevistada está entre 25 a 34 anos (23,3%). Os participantes da faixa etária de 16 a 44 anos representam 62,4% e a parcela com mais de 44 anos são proporcionais a 37,6%.
Dos entrevistados, 62,4% têm níveis de estudos concluídos no ensino fundamental (12,4%), médio (38,6%) e superior (11,4%). A pesquisa mostra ainda 2,0% dos entrevistados com grau de pós-graduação.
Quanto à renda média da população pesquisada, 55 % afirmam ganhos de até R$1,4 mil e 30,2%, entre R$1.401,00 a R$2,8 mil. Assim, 85,2% admitem renda média mensal de até R$2.8 mil.