Os serviços oferecidos pela Prefeitura Municipal de Rio Branco prioritariamente nos Centros de Atendimento ao Cidadão (CAC) espalhados pela capital podem ser acessados de forma rápida e gratuita
através do Portal do Cidadão, disponível no site da prefeitura ao clicar em “Serviços On-line”. A ferramenta funciona desde 2016, e mais de 55 possibilidades de atendimento podem ser solicitadas on-line.
A proposta do portal é realizar consultas e disponibilizar serviços essenciais à população de Rio Branco, são atividades que eram realizadas apenas nos CACs e que agora podem ser feitas on-line. Entre esses serviços a consulta e emissão de certidões negativas e positivas, concessão de alvará (localização, funcionamento, provisório e sanitário), contracheque e nota fiscal eletrônica, além de verificar a autenticidade de documentos (alvará, certidões e nota fiscal avulsa), entre outros.
“O portal agrega todos os serviços da Prefeitura de Rio Branco num único lugar, e o nosso objetivo é modernizar o atendimento e agregar ainda outras funcionalidades ao portal. Nossa principal preocupação é agilizar esse processo, e oferecer facilidades ao acesso à informação”, explica Pablo Mendes, diretor do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI).
Para o cadastro é necessário que o contribuinte esteja com os dados atualizados na prefeitura, e então clicar no botão “primeiro acesso” e preencher dados para utilizar o portal. Se as informações não estiverem atualizadas, o cidadão deverá dirigir-se até um CAC ou à OCA e apresentar RG, CPF e comprovante de endereço, para realizar a atualização cadastral.
De acordo com Eduardo Ribeiro, secretário de Gestão Administrativa e Tecnologia da Informação (Segati), é necessário se adaptar as novas tecnologias. “A Prefeitura busca sempre modernizar a forma de atender ao público, aqui na Segati nós temos o DTI que ajuda nesse processo. A nossa prioridade é promover a democratização do acesso à informação do cidadão, para que ele possa acessar os serviços oferecidos com menos burocracia e mais eficiência”.
Um dos novos serviços lançados pela prefeitura é a possibilidade de pagar o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) através do aplicativo do Banco do Brasil. O imposto aparece automaticamente no aplicativo móvel ao cidadão que possui imóveis em seu nome, e qualquer um com conta nesse banco pode acessar e efetuar o pagamento inteiramente on-line. “É uma praticidade que estamos oferecendo a população, e a tendência é cada vez mais modernizar os atendimentos, seja através de sites ou desenvolvimento de aplicativos”, conclui Mendes.