..::data e hora::.. 00:00:00

Geral

23.1 digital master pmrb iptu premiado 2025

Motos de até 170 cilindradas estão isentas do pagamento de IPVA no Acre

Motos de até 170 cilindradas estão isentas do pagamento de IPVA no Acre

Condutor terá direito a alíquota zero se só tiver um veículo, diz alteração em lei complementar. Benefício será aplicado de forma automática

Desde o início de janeiro deste ano, motocicletas de até 170 cilindradas podem ser isentas do pagamento de Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) no Acre. O benefício fiscal foi acrescentado em normativa publicada em 2022 e é exclusivo para pessoa física que possua apenas esse veículo.

O inciso IV da Lei Complementar nº 114, prevê beneficiar as famílias de classes sociais C, D e E que utilizam motocicletas como meio de transporte. A lei foi sancionada em 12 de setembro do ano passado e já passa a vigorar em janeiro deste ano. O secretário adjunto da Receita, Clóvis Gomes, fala que até mesmo quem trabalha com a motocicleta será beneficiado.

“A ideia é atender aquela pessoa de baixa renda que só tem a motocicleta para se locomover para seu trabalho como meio de transporte ou até mesmo que utilize para o trabalho”, diz.

Gomes explica também que a isenção será automática, não necessitando que o o dono da motocicleta vá até à Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) para usufruir do benefício.

“O que nós temos é um tipo de isenção diferente, na verdade é uma alíquota zero para esse tipo de veículo. Ele é aplicado em caráter geral, não precisa ter requerimento porque ele é pela qualidade do bem e não pela do proprietário. O único requisito que essa lei leva em consideração ao proprietário é que ela é uma isenção para aqueles proprietários que tem apenas uma motocicleta. Se ele tiver algum outro veículo ou outra motocicleta no seu nome, ele não tem direito a isenção”, explica.

Gomes assegura que a isenção será aplicada pelo próprio sistema e os últimos ajustes estão sendo realizados. Caso o proprietário se enquadre nos pré-requisitos, porém com taxa sendo cobrada, é possível contestar se dirigindo até a Sefaz em Rio Branco.

“Nosso atendimento funciona das 7h às 14h. Estamos atendendo no antigo prédio do Iapen-AC que fica na Avenida Getúlio Vargas, bairro Bosque”, informou.