..::data e hora::.. 00:00:00

Geral

23.1 digital master pmrb iptu premiado 2025

Instituto Educatea e FAPAC lançam caravana que vai capacitar 11 mil pessoas sobre TEA no Acre

Instituto Educatea e FAPAC lançam caravana que vai capacitar 11 mil pessoas sobre TEA no Acre

Caravana do TEA leva oficinas gratuitas sobre autismo aos 22 municípios do Acre

A Caravana do TEA, realizada pelo Instituto Educatea em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Acre (FAPAC) e o Programa Mentes Azuis, inicia neste mês uma jornada por todo o estado para levar conhecimento, acolhimento e capacitação sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). As oficinas gratuitas começam no dia 20 de outubro, em Rio Branco, e seguem até o início de novembro, passando por todos as 22 municípios acreanos.

A ação faz parte de um esforço conjunto para descentralizar o acesso à informação e garantir que famílias e profissionais tenham acesso a Práticas Baseadas em Evidências (PBE), como a Análise do Comportamento Aplicada (ABA), considerada a abordagem mais eficaz para o desenvolvimento de pessoas com TEA. Em cada município, serão oferecidas oficinas e rodas de conversa voltadas a pais, responsáveis, educadores e profissionais da saúde e assistência social.

tea 002

Em Assis Brasil, por exemplo, a oficina acontecerá no dia 22 de outubro, na Escola Iris Célia Cabanellas Zannini. O tema será “Como lidar com os desafios do autismo e outras deficiências em casa”, com 70 vagas gratuitas abertas à comunidade. Após a roda de conversa, ocorrerá ainda uma oficina de como solicitar os direitos dos autistas, como BPC e isenções. As inscrições podem ser feitas via QR Code ou pelo WhatsApp (68) 99922-2213.

Depois de Assis Brasil, a Caravana segue para Brasiléia e Epitaciolândia (23/10), Xapuri (23/10), Plácido de Castro (24/10), Acrelândia (24/10), Capixaba (27/10), Senador Guiomard (27/10), Porto Acre (29/10) e Bujari (29/10), encerrando a primeira fase da agenda. Em seguida, a equipe parte para as atividades em Manoel Urbano, Feijó, Tarauacá, Mâncio Lima, Rodrigues Alves e Cruzeiro do Sul e demais municípios.

O projeto pretende capacitar até 11 mil pessoas em todo o estado, com conteúdos voltados à inclusão social, desenvolvimento de habilidades e autonomia de crianças e adultos com autismo. “Nosso objetivo é aproximar o conhecimento científico da realidade das famílias acreanas e dos profissionais que atuam diretamente com o público autista”, explica Taciana Lopes da Rocha, supervisora ABA certificada nacionalmente e coordenadora da Caravana.

O Instituto Educatea é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) dedicada à capacitação e inclusão de pessoas com TEA e Deficiência Intelectual (DI). A iniciativa tem o apoio da FAPAC, por meio do seu presidente, Moisés Diniz, do deputado federal Eduardo Velloso e da deputada estadual Maria Antônia. A caravana integra as ações do Programa Mentes Azuis, programa que reforça o compromisso do Esatdo com a ciência e a inclusão em todas as regiões do Acre.

Contatos para entrevistas:

Taciana Lopes da Rocha – 📞 (61) 98144-6532

Zenilda Leão - 📞 (68) 99922-2213