..::data e hora::.. 00:00:00

Geral

23.1 digital master pmrb iptu premiado 2025

Estudantes da Escola SESI de Referência desenvolvem startups em 3ª Mostra de Empreendedorismo

Estudantes da Escola SESI de Referência desenvolvem startups em 3ª Mostra de Empreendedorismo

A Escola SESI de Referência realizou, na tarde de segunda-feira, 23, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Acre (FIEAC), a 3ª Mostra de Startups Jovens Empreendedores. A ação, protagonizada pelos estudantes do 9º ano, faz parte do componente curricular de Empreendedorismo e Projeto de Vida, que tem por objetivo desenvolver uma educação empreendedora alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

De acordo com a professora de Empreendedorismo e Projeto de Vida, Luciana Cristina Aguiar, a atividade foi voltada à criação de startups pautadas sobretudo nos ODS 8 e 9, com foco no trabalho consciente, indústria e inovação. “Os estudantes desenvolveram durante dois meses pesquisas, participaram de oficinas e rodas de conversa para discutirem e criarem suas startups. A iniciativa envolveu 98 alunos e foram apresentadas ideias brilhantes”, comentou.

SESI MATERIA 0020 5

O grupo da estudante Manuela Francalino, de 14 anos, desenvolveu a startup Extracastanha, uma ferramenta que visa executar o rastreamento de castanheiras em áreas florestais de forma mais sustentável. “A intenção é mostrar que a floresta tem valor sendo preservada. Visitamos a indústria Cooperacre, observamos todo o processo de produção da castanha, que é algo complexo, mas que gera muito lucro”, detalhou.

Já Esther Maria Brasil, de 14 anos, criou com seu grupo a startup Reverdi, com foco em doações. O objetivo da ferramenta é proporcionar facilidades para pessoas que têm intenção de realizar doações, porém, enfrentam dificuldades por não saber quais locais e até mesmo por falta de tempo.

SESI MATERIA 0020 6

“Então, a nossa startup veio para desmistificar isso e trazer facilidades. Ao acessar nosso site ou aplicativo, as pessoas conseguem descobrir novos lugares e instituições onde podem doar. Temos também um método de delivery reverso, que é, em vez de a gente receber, entregarmos. Nós buscamos os itens nas casas das pessoas que querem fazer as doações e levamos até instituições que necessitam disso”, explicou.

A gerente de Educação da Escola SESI de Referência, Suzi Maria de Oliveira, parabenizou os estudantes e docentes pelo engajamento no projeto. “Todos estão de parabéns pela dedicação e compromisso, que estão evidenciados na qualidade dos trabalhos apresentados. A Escola SESI tem esse objetivo de preparar nossos estudantes para o mundo do trabalho”, assinalou.

SESI MATERIA 0020 8

CASES DE SUCESSO – Durante a 3ª Mostra de Startups, duas ex-alunas da Escola SESI que se tornaram empreendedoras conversaram com os estudantes e compartilharam suas experiências para inspirar os jovens. Maria Luiza Crispim ressaltou que o empreendedorismo é uma paixão. “Hoje, eu e meu namorado, ambos de 20 anos, lideramos um restaurante. Estudei na escola SESI do pré ao 9º ano, cresci muito e o SESI foi um palco para mim”, frisou.

A jovem Natália Rita de Cássia estudou 10 anos na Escola SESI e hoje é proprietária de uma hamburgueria. Ela contou que, quando era aluna, participou de diversas feiras de empreendedorismo e que esse conhecimento foi importante para o seu negócio. “Começamos com um investimento baixo, iniciamos o empreendimento com dois casais, crescemos bastante e depois dividimos a sociedade. Temos que nos reinventar a todo momento, buscar novidades e investir em marketing”, aconselhou.