..::data e hora::.. 00:00:00

Geral

23.1 digital master pmrb iptu premiado 2025

Equipe do governo do Acre realiza visita técnica ao Instituto de Previdência do Amazonas

Equipe do governo do Acre realiza visita técnica ao Instituto de Previdência do Amazonas

Entre os dias 11 e 12 de agosto, uma comitiva do governo do Acre esteve em Manaus para uma visita técnica ao Instituto de Previdência do Estado do Amazonas (Amazonprev). O objetivo foi conhecer as práticas adotadas na implementação da segregação da massa de beneficiários entre os fundos de Repartição e de Capitalização, medida considerada essencial para o equilíbrio financeiro e atuarial do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS).

A ação ocorre após a recente aprovação da Lei nº 494/2025, que estabelece o plano de custeio para equilibrar o déficit do RPPS no Acre. Essa norma estabelece a separação orçamentária, financeira, contábil e de investimentos dos recursos e obrigações referentes aos dois fundos.

De acordo com o presidente do Acreprevidência, Francisco de Assis, a medida visa garantir a sustentabilidade do sistema a longo prazo.

“A segregação orçamentária, financeira, contábil e de investimentos é um passo decisivo para garantir mais transparência e segurança na gestão dos recursos previdenciários. Com essa separação clara entre os fundos de repartição e de capitalização, conseguimos acompanhar de forma mais precisa a origem e a aplicação dos recursos, além de planejar investimentos de maneira adequada a cada modalidade. Essa mudança fortalece o equilíbrio atuarial do regime e assegura que as obrigações com os beneficiários sejam cumpridas no presente e no futuro”, destacou.

equipe governo 002Visita técnica fortalece cooperação entre Acre e Amazonas na gestão de regimes próprios de previdência. Foto: cedida

A equipe foi recebida pelo presidente do Amazonprev, Evilázio Nascimento, que apresentou os servidores do instituto responsáveis pelos setores de gestão financeira, contábil, orçamentária e de investimentos. Durante o encontro, foram expostos os procedimentos adotados pelo órgão para a segregação dos fundos, bem como os desafios e soluções encontradas ao longo do processo de implementação.

A comitiva foi composta por representantes que atuam em áreas vitais para a implementação do novo plano de custeio no Acre: Lonmário do Valle e Silvia de Souza, representantes da Secretaria da Fazenda (Sefaz); Aluildo de Souza, da Secretaria de Planejamento (Seplan); Fábio da Silva Lima, da Secretaria de Administração (Sead). E como representantes do Acreprevidência estão: Lorien Melo, Samira Louzada e Fernando Bessa.

“Nossa visita ao Amazonprev foi extremamente produtiva. A experiência do Amazonas em segregar os fundos de capitalização e repartição nos servirá como um modelo sólido. Acreditamos que, ao replicar esses procedimentos com as devidas adaptações à nossa realidade, conseguiremos implementar as mudanças de forma segura e eficaz”, ressaltou Samira Louzada, chefe do controle interno e membro do Comitê de Investimentos do Acreprevidência.