Nutricionista Jhenevieve Cruvinel lembra que é importante levar uma garrafa com água para intercalar entre o consumo alcoólico, fazer pausas e respeitar seu próprio limite para curtir muito os dias de folia
O Carnaval, que começa na próxima sexta-feira (28), costuma ser uma época de excessos. Por isso, para quem vai participar da folia, é importante cuidar da saúde enquanto curte os bloquinhos e demais festividades.
Dentre as principais dicas para aproveitar a folia e evitar sofrer com a ressaca, a nutricionista Jhenevieve Cruvinel explicou que é necessário se hidratar com água e evitar a embriaguez.
O consumo de água deve ser um hábito constante no dia a dia, mas com o aumento da atividade física, ao acompanhar os blocos do carnaval e o calor ao longo desses dias, é necessário dar atenção à quantidade da água ingerida, para a festa não acabar antes da hora.
“O consumo de água ideal é de 35ml/kg de peso e, para os mais desavisados, o consumo de bebidas alcoólicas, energéticos, refrigerantes e petiscos como salgadinhos, batatas, lanches que são ricos em sódio, aumentam ainda mais as chances de desidratação e problemas com a regulação da pressão arterial, dores de cabeça, tontura, inchaço e mal-estar podem ser comuns”, explicou.
Para a especialista, uma ótima dica é colocar na dieta comidas leves, com menos sódio e comer frutas com grande quantidade de líquido. Essas são opções para a hidratação que trazem benefícios em vitaminas, minerais e antioxidantes podendo garantir saúde extra para curtir as festas.
Além disso, a nutricionista aconselha a usar roupas leves, protetor solar e se manter hidratado.
“Procure opções mais saudáveis para a alimentação nestes dias e para o lanche, levar barrinhas proteicas, castanhas, frutas, são opções simples que cabem em pequenas bolsas e mochilas e ajudam a aproveitar a folia com mais saúde e segurança”, afirma.
Confira abaixo alguns alimentos para ajudar na hidratação:
- Melancia
- Melão
- Morango
- Mamão
- Laranjas
- Abacaxi
- Sucos com frutas de baixo teor de açúcar: limão, maracujá, frutas vermelhas, suco verde e goiaba
Nutricionista Jhenevieve Cruvinel aconselha usar roupas leves, protetor solar e se manter hidratado. — Foto: Mariane Rossi/g1
Cruvinel destaca ainda os riscos de exagerar nas bebidas alcoólicas e alerta sobre os sinais de alteração de comportamento que podem ser leves ou graves.
Alguns sintomas de embriaguez são:
- Desinibição exacerbada
- Variação do humor
- Tonturas
- Déficits das funções psicomotoras
- Dificuldade na fala
“Vamos lembrar também que a bebida alcoólica em especial é diurética e a principal vilã da hidratação, importante levar com você uma garrafinha com água, intercalar entre o consumo alcoólico, fazer pausas e respeitar seu próprio limite para curtir muito estes dias de festa. A metabolização do álcool varia de pessoa a pessoa, de acordo com a idade, questões de saúde, metabolismo e hábitos de vida”, finalizou a nutricionista.