Analista de sistemas Marcos Júnior diz que produto é 100% artesanal e não é comercializado. Ao tentar fermentar o açaí com o mel, cervejeiro conseguiu como resultado um produto semelhante ao vinho tinto de uva, mas com a intensidade e sabor do açaí
O aroma, a intensidade e o sabor incomparáveis do açaí fizeram com que o analista de sistemas e cervejeiro Marcos Júnior criasse uma bebida intimista e saborosa de se degustar: o vinho de açaí.
Servidor público, Marcos é apaixonado por bebidas artesanais e passou a produzir e degustar novos sabores. Ele conta que o amor e a paixão por fabricar suas próprias bebidas começou em 2015, quando viajava a trabalho para cidades do Sudeste e Centro-Oeste e conheceu a cerveja artesanal.
“Era difícil encontrar esse produto por aqui e não tinha a popularidade local que hoje possui. Iniciei em 2015 os estudos sobre a produção de cerveja artesanal em casa, passando, então, a produzir vários estilos de cerveja, fazendo testes com frutas em fruit beers (cerveja de frutas) etc. Durante o isolamento ocorrido devido à pandemia, tive mais tempo para testar outras bebidas, como o hidromel.”
O cervejeiro, então, fala que ao tentar fermentar o açaí com o mel, teve um resultado interessante e chegou a um produto semelhante a um vinho tinto de uva. “Mas, o sabor era carregado, com a intensidade, singularidade de aroma e sabor que conhecemos no açaí.”
Júnior diz que o produto é 100% artesanal e que não é comercializado, que ele faz na sua própria casa apenas para degustar com amigos e apreciadores.
“Após oferecer o vinho de açaí a amigos e familiares, vi que o produto agradou, então, fui melhorando o processo e fazendo ajustes que estão deixando a bebida com uma boa qualidade. Então, criei o perfil @florisavinhos no instagram para fazer alguns registros da evolução do produto e trocar de ideia com quem se interessar pelo produto.”
Fermentado de açaí
O cervejeiro explica que o processo de vinificação do açaí é semelhante, mas não igual ao da uva. “Entre o início da fermentação e o engarrafamento, o tempo médio, eu diria, é de pelos menos 40 dias, mas depende também de como o vinho evolui após a fermentação.”
O servidor público afirma que legalmente, para fins comerciais, o termo correto para descrever o produto que ele fabrica é “fermentado de açaí”. “Como o meu produto é artesanal e 100% caseiro, entendo não ser proibido denominá-lo como vinho de açaí.”
Hidromel
O hidromel é considerada a bebida alcoólica mais antiga da humanidade e foi bastante consumida durante a Idade Média, mas acabou perdendo espaço com a chegada do vinho.
Bastante parecido com o do vinho, o hidromel tem um processo de fabricação que leva cerca de 10 dias. A água, o mel e as leveduras ficam no tanque de fermentação durante uma semana para serem filtrados e chegarem ao ponto alcoólico.