O estado do Acre terá de qualificar 13.555 trabalhadores em ocupações industriais nos níveis superior, técnico, qualificação e aperfeiçoamento entre 2019 e 2023.
Os dados são do Mapa do Trabalho Industrial, elaborado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) para subsidiar a oferta de cursos da instituição. Essas ocupações têm em sua formação conhecimentos de base industrial e por isso são oferecidas pelo SENAI, mas os profissionais podem atuar em qualquer setor da economia.
A demanda prevista pelo estudo inclui, em sua maioria, o aperfeiçoamento (formação continuada) de trabalhadores que já estão empregados. Em parcela menor (27%) estão aqueles que precisam de capacitação para ingressar no mercado de trabalho (formação inicial). Nesse grupo estão pessoas que vão ocupar tanto novas vagas quanto postos já existentes e que se tornam disponíveis devido a aposentadoria, entre outras razões.
Além de subsidiar a oferta de cursos do SENAI, o Mapa do Trabalho pode apoiar jovens na escolha da profissão e trabalhadores que desejam se recolocar no mercado. “O profissional qualificado de acordo com a necessidade do mundo de trabalho tem mais chances de manter o emprego e também pode conseguir uma nova oportunidade mais facilmente quando as vagas forem oferecidas”, afirma o diretor-geral do SENAI, Rafael Lucchesi.
O diretor-regional do SENAI, João César Dotto, tem pensamento semelhante. “Este estudo é extremamente importante, pois as unidades operacionais do SENAI utilizam justamente esses dados para planejar as ofertas de seus cursos, que estão sempre alinhados com as demandas do mercado e com foco voltado para geração do trabalho”, acrescenta.
FORMAÇÃO DE TÉCNICOS – As áreas que mais vão demandar a capacitação de profissionais com formação técnica no Acre são metalmecânica; energia e telecomunicações; transversais, construção e eletroeletrônica. Profissionais com qualificação transversal trabalham em qualquer segmento, como técnicos em eletrotécnica e técnicos de controle da produção.
Cursos técnicos têm carga horária entre 800h e 1.200h (1 ano e 6 meses) e são destinados a alunos matriculados ou egressos do ensino médio. Ao término, o estudante recebe um diploma.

Áreas com maior demanda por formação - Técnicos
| Áreas | Demanda 2019-2023 |
| Metalmecânica | 958 |
| Energia e telecomunicações | 405 |
| Transversais | 364 |
| Construção | 230 |
| Eletroeletrônica | 150 |
Ocupações industriais com maior demanda por formação dentro e fora da indústria - Técnicos
| Ocupações | Profissionais a serem qualificados |
| Agentes fiscais metrológicos e de qualidade | 710 |
| Técnicos em eletricidade e eletrotécnica | 175 |
| Técnicos mecânicos na fabricação e montagem de máquinas, sistemas e instrumentos | 130 |
| Supervisores da construção civil | 110 |
| Instaladores-reparadores de linhas e equipamentos de telecomunicações | 101 |
| Técnicos de controle da produção | 100 |
| Técnicos em eletrônica | 100 |
| Técnicos em construção civil (edificações) | 87 |
| Técnicos em operação e monitoração de computadores | 77 |
| Técnicos em telecomunicações | 67 |
QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL – Já os cursos de qualificação são indicados a jovens ou profissionais, com escolaridade variável de acordo com o exercício da ocupação, e buscam desenvolver novas competências e capacidades. Ao final, o aluno recebe um certificado de conclusão. As áreas que mais vão exigir a capacitação de trabalhadores com esse tipo de formação, de acordo com o Mapa do Trabalho Industrial 2019-2023 serão:
Áreas com maior demanda por formação – Qualificação (+200h)
| Áreas | Demanda 2019-2023 |
| Energia e telecomunicações | 743 |
| Metalmecânica | 606 |
| Alimentos | 388 |
| Construção | 235 |
| Água e esgoto | 210 |
Áreas com maior demanda por formação – Qualificação (-200h)
| Áreas | Demanda 2019-2023 |
| Construção | 2165 |
| Logística e transporte | 1378 |
| Transversais | 1098 |
| Alimentos | 702 |
| Metalmecânica | 510 |

Segundo o Mapa, entre as ocupações que exigem cursos de qualificação e que mais vão demandar profissionais capacitados estão trabalhadores de instalações elétricas e mecânicos de manutenção de veículos automotores:
Ocupações industriais com maior demanda por formação dentro e fora da indústria - Qualificação (+200h)
| Ocupações | Profissionais a serem qualificados |
| Trabalhadores de instalações elétricas | 516 |
| Mecânicos de manutenção de veículos automotores | 291 |
| Padeiros, confeiteiros e afins | 268 |
| Operadores de instalações de captação e esgotos | 210 |
| Encanadores e instaladores de tubulações | 202 |
| Instaladores e reparadores de linhas e cabos elétricos, telefônicos e de comunicação de dados | 188 |
| Mecânicos de manutenção de máquinas industriais | 102 |
| Marceneiros e afins | 92 |
| Trabalhadores na fabricação e conservação de alimentos | 82 |
| Eletricistas de manutenção eletroeletrônica | 70 |
Ocupações industriais com maior demanda por formação dentro e fora da indústria - Qualificação (- 200h)
| Ocupações | Profissionais a serem qualificados |
| Ajudantes de obras civis | 886 |
| Motoristas de veículos de cargas em geral | 859 |
| Alimentadores de linhas de produção | 733 |
| Magarefes e afins | 655 |
| Trabalhadores operacionais de conservação de vias permanentes (exceto trilhos) | 426 |
| Trabalhadores de embalagem e de etiquetagem | 364 |
| Trabalhadores de estruturas de alvenaria | 350 |
| Trabalhadores da fabricação de cerâmica estrutural para construção | 263 |
| Trabalhadores na operação de máquinas de terraplenagem e fundações | 236 |
| Apontadores e conferentes | 228 |
Em relação ao nível superior, as áreas de gestão, construção e informática serão as que mais vão precisar qualificar profissionais no período de 2019 a 2023, de acordo com o Mapa do Trabalho:
Áreas com maior demanda por formação – Superior
| Áreas | Demanda 2019-2023 |
| Gestão | 366 |
| Construção | 329 |
| Informática | 229 |
| Eletroeletrônica | 69 |
| Logística e transporte | 40 |
Ocupações industriais com maior demanda por formação dentro e fora da indústria - Superior
| Ocupações | Profissionais a serem qualificados |
| Engenheiros civis e afins | 249 |
| Analistas de tecnologia da informação | 189 |
| Engenheiros eletricistas, eletrônicos e afins | 69 |
| Arquitetos e urbanistas | 67 |
| Gerentes de produção e operações em empresa da indústria extrativa, de transformação e de serviços de utilidade pública | 64 |
| Gerentes de suprimentos e afins | 32 |
| Gerentes de tecnologia da informação | 25 |
| Engenheiros de produção, qualidade, segurança e afins | 17 |
| Administradores de tecnologia da informação | 13 |
| Gerentes de manutenção e afins | 9 |
METODOLOGIA - O Mapa do Trabalho Industrial é elaborado a partir de cenários que estimam o comportamento da economia brasileira e dos seus setores; projeta o impacto sobre o mercado de trabalho e estima a demanda por formação profissional industrial (formação inicial e continuada). As projeções e estimativas são desagregadas no campo geográfico, setorial e ocupacional, e servem como parâmetro para o planejamento da oferta de cursos do SENAI.
Na opinião de Rafael Lucchesi, conhecer as necessidades do mercado é fundamental para o planejamento da oferta de formação profissional. “O SENAI é referência em educação profissional porque está alinhado com as necessidades da indústria e mantém seus cursos atualizados com o que existe de mais avançado em termos de tecnologia”, explica.
A instituição possui o Modelo SENAI de Prospecção, que permite prever quais serão as tecnologias utilizadas no ambiente de trabalho em um horizonte de cinco a dez anos. A metodologia já foi transferida a instituições de mais de 20 países na América do Sul e no Caribe. O método foi apontado ainda pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) como exemplo de experiência bem sucedida na identificação da formação profissional alinhada às necessidades futuras das empresas.

