..::data e hora::.. 00:00:00

Geral

23.1 digital master pmrb iptu premiado 2025

Acre promove curso sobre atividades de Inteligência para aprimorar atuação estratégica em segurança pública

Acre promove curso sobre atividades de Inteligência para aprimorar atuação estratégica em segurança pública

Visando fortalecer a atuação estratégica das forças de segurança por meio do aprimoramento técnico, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio da Diretoria de Inteligência (Dint), deu início ao Curso Básico para Atividades de Inteligência nesta segunda-feira, 30, em Rio Branco.

O treinamento conta com 30 alunos de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia e Senador Guiomard. Os participantes representam as instituições que compõem o Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp), como Corpo de Bombeiros Militar (CBMAC), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), Instituto Socioeducativo (ISE), Polícia Civil (PCAC) e Polícia Militar (PMAC), além de instituições parceiras como o Exército Brasileiro (EB), o Ministério Público do Acre (MPAC), o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) e a Polícia Federal (PF).

curso seguranca publica 002O instrutor Lucas Gonçalves, integrante do corpo docente dos cursos de inteligência promovidos pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJSP), conduzirá as aulas de todo o curso. Foto: Aline Vitória/Sejusp

Para o titular da Secretaria de Segurança Pública, José Américo Gaia, o curso é uma maneira de aperfeiçoar os trabalhos da Segurança no Acre. “A Sejusp está sempre buscando o desenvolvimento do profissional, para alcançar o fortalecimento da estrutura, valorizando o profissional que está na atuação para entregar melhores resultados para a nossa sociedade”.

A capacitação é decorrente de recursos de emenda parlamentar do deputado federal coronel Ulysses Freitas, e tem como objetivo fortalecer a atuação estratégica das forças de segurança por meio do aprimoramento técnico, da profissionalização da metodologia aplicada ao ciclo de produção do conhecimento e do desenvolvimento de técnicas operacionais. A formação também promove o intercâmbio com órgãos parceiros e instituições congêneres, ampliando a troca de experiências e o alinhamento com boas práticas na atividade de inteligência.

Durante a abertura do Curso Básico para Atividades de Inteligência, realizado pela Senasp, os participantes puderam conhecer mais sobre os objetivos e a metodologia da capacitação. O instrutor do curso, Lucas Gonçalves, destacou a importância da formação tanto para o aprimoramento técnico dos agentes quanto para o fortalecimento da integração entre as instituições que compõem o sistema de inteligência estadual. “Nesse ambiente integrado todos fazem atividades conjuntas. Então, uma das principais finalidades, também, é promover a interação entre as agências de inteligência para fortalecer o sistema”, destacou.