..::data e hora::.. 00:00:00

Brasil/Mundo

23.1 digital master pmrb iptu premiado 2025

Três hospitais são atacados por Israel, dizem autoridades de Gaza

Três hospitais são atacados por Israel, dizem autoridades de Gaza

Ministro disse que Israel “sequestra” hospitais para forçar fuga e genocídio; do outro lado, Israel diz que Hamas mantém túneis sob hospitais

Ataques israelenses atingiram ou caíram próximos a três hospitais na Faixa de Gaza nesta sexta-feira (10), de acordo com o Ministério da Saúde palestino. O hospital al-Shifa, que fica na Cidade de Gaza, é um dos principais alvos.

De acordo com as forças de Israel, túneis com a sede do Hamas ficam no subsolo do hospital, o que é negado pelo grupo. Além de ser o maior hospital da Faixa de Gaza, o al-Shifa também tem recebido muitos refugiados, o que agrava o risco de bombardeios no local.

Segundo o Ministério da Saúde, 18 de 35 hospitais estão fora de serviço na Faixa de Gaza, assim como 51 clínicas de cuidados primários, de um total de 72. Desde o início da guerra, foram mais de 270 ataques ao setor de saúde, segundo a pasta.

Nesta sexta-feira, o Ministério de Relações Exteriores da Palestina afirmou que Israel “sequestra hospitais como reféns para extorsão, com o objetivo de alavancar e obter vantagens diante dos olhos do mundo inteiro”.

De acordo com a pasta, o objetivo de Israel é esvaziar os hospitais e obrigar os palestinos a migrarem para o sul de Gaza “num esforço para cometer novos episódios de genocídio e liquidar a presença palestiniana no norte da Faixa de Gaza”. Até o momento, as forças de Israel não confirmaram os ataques aos hospitais.