..::data e hora::.. 00:00:00

Brasil/Mundo

23.1 digital master pmrb iptu premiado 2025

TCU recorre sobre penduricalhos de juízes, mas Barroso nega

TCU recorre sobre penduricalhos de juízes, mas Barroso nega

Corte de contas tentou derrubar decisão do STF que autoriza o pagamento de R$ 1 bilhão em benefícios para magistrados federais

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, negou o recurso do Tribunal de Contas da União (TCU) e manteve o pagamento de penduricalhos a juízes federais. A decisão foi tomada em apenas duas horas após a tentativa de anulação da medida.

Na última quarta-feira (20), o ministro Dias Toffoli derrubou uma determinação do TCU e liberou o pagamento dos penduricalhos aos magistrados. O valor total do benefício custará cerca de R$ 1 bilhão aos cofres públicos.

Para Toffoli, a Corte de contas não tem competência para barrar uma decisão já tomada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

“Entendo que não compete ao Tribunal de Contas da União sobrepor-se, no caso específico, à competência constitucional atribuída ao Conselho Nacional de Justiça, adentrando no mérito do entendimento exarado por este último, sob pena de ofensa à independência e unicidade do Poder Judiciário”, declarou o ministro.

Nessa sexta, o TCU, por meio da Advocacia-Geral da União (AGU), interveio e solicitou que Barroso emitisse um parecer urgente. Duas horas depois, o presidente da Suprema Corte barrou o recurso e remeteu os autos novamente para Dias Toffoli.

O Tribunal de Contas da União ainda não se pronunciou sobre a decisão de Barroso.