..::data e hora::.. 00:00:00

Brasil/Mundo

23.1 digital master pmrb iptu premiado 2025

Quebras de sigilo de Silvinei Vasques são suspensas por Nunes Marques

Quebras de sigilo de Silvinei Vasques são suspensas por Nunes Marques

Ministro avalia que o requerimento da CPMI dos atos golpistas “não está devidamente fundamentado”

Nunes Marques, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu a quebra dos sigilos fiscal, telefônico, telemático e bancário do ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal, Silvinei Vasques . A decisão foi tomada no último dia 26, mas veio a público somente nesta terça-feira (03).

Segundo o magistrado, o requerimento advindo da CPMI dos atos golpistas do 8 de janeiro , “não está devidamente fundamentado”. Para Marques, “não foram especificadas as condutas a serem apuradas mediante a quebra dos sigilos bancário, fiscal e telefônico do impetrante, ou mesmo indicada a utilidade da providência”, além de não existir “a conexão entre os dados do impetrante que se pretende reunir e a investigação em curso na CPMI”.

O ministro ainda afirma que “não há prévia definição do escopo específico para a quebra do sigilo”.

Silvinei Vasques esteve no comando da PRF durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e é investigado por supostamente tentar interferir na votação do segundo turno das eleições presidenciais de 2022 . Ele teria reforçado as blitzes no Nordeste, no dia 30 de outubro, para dificultar que eleitores de Luiz Inácio Lula da Silva conseguissem votar.

Em junho, ele depôs a CPMI e, na ocasião, negou irregularidades na atuação da PRF. Segundo ele, os questionamentos sobre a atuação da PRF no segundo pleito são “a maior injustiça”. “A gente vai ter a possibilidade, pela primeira vez, de combater esta que foi a maior injustiça já realizada na história da Polícia Rodoviária Federal, que nos próximos dias completa 95 anos”, afirmou.