..::data e hora::.. Quinta-feira, 8 de Maio de 2025 00:00:00

Brasil/Mundo

23.1 digital master pmrb iptu premiado 2025

PF encontra minuta para mudar resultado das eleições na casa de Torres

PF encontra minuta para mudar resultado das eleições na casa de Torres

A medida é inconstitucional

Ao realizar um mandado de busca e apreensão na casa do ex-ministro da Justiça, Anderson Torres , a Polícia Federal encontrou uma minuta de decreto para o  ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) instaurar estado de defesa na sede do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

A medida serviria para mudar o resultado das eleições de 2022 , o que pode ser considerada inconstitucional. A informação foi revelada pelo jornal Folha de S.Paulo .

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes , determinou na última terça-feira (10),  a prisão de Torres por omissão durante os atos golpistas ocorridos na Praça dos Três Poderes no último domingo (8) . 

No mesmo dia, a Polícia Federal foi cumprir um mandado de busca e apreensão na casa do ex-ministro. Ele se encontra de férias em Orlando, nos Estados Unidos, e tinha a volta prevista para o fim do mês de janeiro.

Com a notícia da ordem de prisão, Torres afirmou nas redes sociais que irá interromper o recesso para retornar ao Brasil e se apresentar à Justiça. 

“Hoje (10/01), recebi notícia de que o Min Alexandre de Moraes do STF determinou minha prisão e autorizou busca em minha residência. Tomei a decisão de interromper minhas férias e retornar ao Brasil. Irei me apresentar à justiça e cuidar da minha defesa”, escreveu na sua conta oficial do Twitter. 

“Sempre pautei minhas ações pela ética e pela legalidade. Acredito na justiça brasileira e na força das instituições. Estou certo de que a verdade prevalecerá”, completou. 

O que é estado de defesa?

A Constituição Federal autoriza que o presidente da República pode  “decretar estado de defesa para preservar ou prontamente restabelecer, em locais restritos e determinados, a ordem pública ou a paz social ameaçadas por grave e iminente instabilidade institucional ou atingidas por calamidades de grandes proporções na natureza”. No entanto, é necessário que a ação seja enviada ao Congresso em 24 horas e ser aprovada pela maioria absoluta.

Após a invasão na Esplanada, Torres foi exonerado do comando da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, cargo que ele assumiu após deixar o Ministério da Justiça de Bolsonaro em 31 de dezembro de 2022.

No dia 2 de janeiro, foi nomeado secretário de Segurança pelo governador afastado Ibaneis Rocha do DF . Ele também está sob suspeita de ter sido conivente com os atos golpistas.