..::data e hora::.. 00:00:00

Brasil/Mundo

Pazuello promete a governadores do Nordeste entregas semanais de vacinas contra a Covid-19

Ministério também está prevendo começar entregas da Sputnik, pelo Plano Nacional de Imunização, a partir de abril. Vacina desenvolvida pela Rússia ainda não foi aprovada pela Anvisa

Em reunião com os governadores do Nordeste neste sábado (13), o ministro Eduardo Pazuello apresentou o cronograma de entrega das vacinas fabricadas pelo Instituto Butantan e pela Fiocruz até o mês de julho. A informação foi confirmada pelo governador do Piauí, Wellington Dias (PT).

“A boa notícia é que o ministrou apresentou um cronograma atualizado. Nós temos toda semana a entrega de vacina pelo Butantan e pela Fiocruz. Outra novidade é que, a partir da próxima semana, teremos a entrega de dois lotes da vacina da AstraZeneca pelo Consórcio da OMS e também da Bharat Biotech”, explicou Wellington Dias.

Os governadores concordaram que as 37 milhões de doses da vacina Sputnik compradas pelo Consórcio Nordeste façam parte do Plano Nacional de Imunização (PNI). O imunizante já entrou no cronograma do Ministério da Saúde, com entregas previstas em abril, maio e junho. A Sputnik ainda não foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), disse que 2 milhões de doses devem ser entregues em abril.

“Essas vacinas vão compor o Plano Nacional de Imunização. Tivemos uma reunião com o ministro para ver como se dará essa formalidade jurídica. Os assessores vão conversar até segunda-feira (15) para que a gente possa encontrar o formato jurídico. Mas, o fato é que finalizamos a compra, 2 milhões de doses serão entregues agora em abril, 5 milhões em maio, 10 milhões no mês de junho e 20 milhões no mês de julho”, informou o governador da Bahia, Rui Costa (PT).

Com a aquisição destas doses, de acordo com Wellington, o Brasil conseguirá atingir a meta de 50 milhões de pessoas vacinadas.

“Com isso, teremos condições de ter 20 milhões de brasileiros vacinados agora em março. Todo o esforço vai na direção para chegar no mês de abril com 50 milhões de pessoas vacinadas”, projetou o governador do Piauí.