Presidente da Câmara está nesse momento no Palácio da Alvorada
O presidente Lula (PT) e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), estão reunidos neste momento no Palácio da Alvorada. O encontro foi registrado na agenda oficial do mandatário logo após o carro do parlamentar entrar na residência presidencial.
Para se encontrar com o petista, Lira adiou a reunião extraordinária marcada com líderes partidários em pleno recesso parlamentar, que começou na segunda-feira (23).
De início, foi informado que a reunião seria para discutir a eleição para cargos na Mesa Diretora. Porém, os parlamentares afirmaram que o assunto principal é a determinação do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), que suspendeu o pagamento de R$ 4,2 bilhões em emendas parlamentares e mandou a Polícia Federal investigar possíveis irregularidades.
Decisão de Dino
Ao bloquear o pagamento dos recursos por meio de decisão proferida na segunda, Dino citou episódios de mau uso do dinheiro público, que incluem “malas de dinheiro sendo apreendidas em aviões, cofres, armários ou jogadas por janelas”.
A decisão do STF atende a uma solicitação do PSOL, que apontou irregularidades na destinação de R$ 4,2 bilhões em emendas de comissão.
Ao acatar a solicitação do deputado Glauber Braga (PSOL-RJ), Dino fecha o ano de 2024 consolidando a tensão entre os dois Poderes. De um lado, os parlamentares avaliam que o STF “invade” o trabalho do Congresso, enquanto a Suprema Corte defende que apenas exerce seu papel quando é acionada.