..::data e hora::.. 00:00:00

Brasil/Mundo

23.1 digital master pmrb iptu premiado 2025

Israel se oferece para retirar bebês de hospital em Gaza

Israel se oferece para retirar bebês de hospital em Gaza

ONU classifica bombardeios em unidades de saúde e arredores como “injusto” e “repreensível”

As Forças de Defesa de Israel disseram neste sábado (11.nov.2023) que militares vão ajudar na retirada de bebês do Hospital Al-Shifa, o maior da Faixa de Gaza, localizado na região norte, epicentro do conflito. A medida foi anunciada pelo porta-voz militar israelense, Daniel Hagari.

Antes, autoridades palestinas informaram que as pessoas estavam presas dentro da unidade de saúde e reportaram a presença de 45 bebês e a morte de 2 recém-nascidos.

À agência Reuters, o porta-voz do Ministério da Saúde de Gaza, Ashraf Al-Qidra, disse que os bombardeios israelenses não atingiram o hospital durante a noite de sábado (11.nov), mas estavam “aterrorizando autoridades médicas e civis”.

Sobre a retirada de bebês, Al-Qidra disse que o ministério não havia sido avisado. “Não fomos informados sobre nenhum mecanismo para levar os bebês para um hospital mais seguro. Estamos rezando pela sua segurança e para não perdermos mais deles”, declarou.

O chefe do escritório de assuntos humanitários da ONU (Organização das Nações Unidas), Martin Griffiths, disse não haver “nenhuma justificativa para atos de guerra em instalações de saúde, deixando-as sem energia, comida ou água, e disparando contra pacientes e civis”.

“Isso é injusto, repreensível e deve parar”, completou em post no Twitter, no sábado (11.nov). “Os hospitais devem ser locais de maior segurança e aqueles que deles necessitam devem confiar que são locais de abrigo e não de guerra”, disse.