..::data e hora::.. 00:00:00

Brasil/Mundo

Governo ordena evacuação da Embaixada do Brasil em Damasco para proteger servidores

Governo ordena evacuação da Embaixada do Brasil em Damasco para proteger servidores

Operação, executada pelo Ministério das Relações Exteriores, acontece em meio ao aumento da tensão na Síria após a queda do ditador Bashar al-Assad

O governo brasileiro está retirando, neste momento, o seu corpo diplomático da embaixada em Damasco , na Síria . O esvaziamento foi determinado pelo Palácio do Planalto para proteger os seus servidores em meio ao aumento da tensão no país do Oriente Médio, após a queda do ditador Bashar al-Assad. A informação é do blog da jornalista Daniela Lima, do g1.

Tecnicamente, a embaixada brasileira seguirá aberta, mas não há, na avaliação do governo, meios de garantir a segurança do prédio e de seus servidores.

O resgate, que retira os servidores em comboio com outros países da Europa, está em curso e é apoiado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Um dos planos é levar os funcionários para o Líbano.

A medida veio após registros de incidentes em algumas embaixadas em Damasco neste final de semana, como de Cuba e da Itália.

Tensão na Síria

Para a elite da diplomacia do governo, a situação na Síria tem grandes chances de piorar. Apesar do ditador sanguinário Bashar al-Assad ter sido reconhecido por sua crueldade, ele era o mínimo referencial de governo. Agora, há a possibilidade de acontecer uma espécie de anomia, com diversos grupos extremistas se enfrentando para manter o controle sobre suas regiões.

Além disso, a tensão pode se escalar na região com o aumento das ações militares e bombardeios de Israel na Síria, que começaram com a derrubada de Assad. Há um território sírio ocupado há tempos pelos israelenses.

Uma ala da diplomacia brasileira acredita que Benjamin Netanyahu aproveite a situação para tentar anexar de vez o território em meio a essa conflagração interna, com o apoio do próximo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.