..::data e hora::.. 00:00:00

Brasil/Mundo

23.1 digital master pmrb iptu premiado 2025

Conselho de Segurança da ONU discute crise em Essequibo nesta sexta

Conselho de Segurança da ONU discute crise em Essequibo nesta sexta

Reunião acontece a partir das 17h entre os países que são membros do Conselho

Nesta sexta-feira (8), o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) vai fazer uma reunião para discutir a crise entre a Venezuela e a Guiana sobre o território de Essequibo. O encontro está marcado para acontecer a partir das 17h do horário de Brasília.

Fazem parte do Conselho de Segurança 15 países, com dez assentos rotativos e cinco permanentes (EUA, Reino Unido, China, Rússia e França), que têm poder de veto e podem barrar as decisões mesmo sozinhos.

Atualmente, o Conselho é presidido pelo Equador, mas o cargo não é rotativo e nem indicativo de voto com peso dobrado ou maior relevância. A reunião deve ocorrer a portas fechadas, sem transmissão.

Entenda o caso

A Venezuela realizou, no último domingo (3), um referendo para criar um estado dela em Essequibo. Na ocasião, metade dos eleitores votaram e, desses, 95% optaram por incorporar a região ao país.

Com isso, o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, enviou um projeto de lei à Assembleia do país para executar o plano e, em resposta, o mandatário da Guiana, Irfaan Ali, afirmou que vai acionar o Conselho de Segurança da ONU contra a ação.

Os Estados Unidos anunciaram, nessa quinta (7), exercícios militares aéreos com a Guiana — operação criticada pela Venezuela.

O ministro da Defesa do país, Vladimir Padrino López, disse que a “infeliz provocação dos EUA em favor da ExxonMobil na Guiana é mais um passo na direção errada. Alertamos que não seremos desviados de nossas ações futuras para a recuperação do Essequibo”.