..::data e hora::.. 00:00:00

Brasil/Mundo

23.1 digital master pmrb iptu premiado 2025

Bolsonaro sanciona lei que permite renegociação de dívidas do Fies

Bolsonaro sanciona lei que permite renegociação de dívidas do Fies

Texto foi alterado por Câmara e Senado, que aumentaram taxa máxima de desconto

O presidente Jair Bolsonaro sancionou o projeto que permite a renegociação de até 99% das dívidas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O texto, que agora vira uma lei, beneficia estudantes que entraram no programa até o segundo semestre de 2017.

O desconto de 99% vale para quem estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) ou quem tenha sido beneficiária do auxílio emergencial em 2021. Para os demais estudantes, o desconto é de até 77%.

A renegociação já pode ser realizada desde março. A ação foi possibilitada por uma medida provisória (MP) editada por Bolsonaro no fim do ano passado. O texto passou por Câmara e Senado, que fizeram alterações, incluindo o aumento da taxa máxima de desconto. A sanção foi publicada nesta quarta-feira no Diário Oficial da União (DOU).

Depois de formados, os alunos beneficiados pelo Fies precisam ressarcir o erário. A MP tem por objetivo dar uma porta de saída aos estudantes que estão inadimplentes e, ao mesmo tempo, reduzir o rombo provocados por aqueles que não conseguiram honrar com os compromissos.

Uma estimativa do governo aponta que a taxa de inadimplência, considerando os atrasos de mais de 90 dias, gira em torno de 48,8%, e representa cerca de R$ 7,3 bilhões em prestações não pagas.