..::data e hora::.. 00:00:00

Brasil/Mundo

23.1 digital master pmrb iptu premiado 2025

Bolsonaro pode ser preso se der entrevistas nas redes sociais

Bolsonaro pode ser preso se der entrevistas nas redes sociais

Alexandre de Moraes emitiu despacho, nesta segunda (21), detalhando restrições ao uso da internet pelo ex-presidente

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) poderá ter prisão decretada se descumprir medida cautelar que o proíbe de usar redes sociais, com transmissões, retransmissões ou veiculação de áudios, vídeos ou transcrições de entrevistas em qualquer das plataformas das redes sociais, inclusive de terceiros.

É o que determina um despacho emitido pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta segunda-feira (21).

O documento reforça a medida imposta a Bolsonaro desde a última sexta-feira (18) no contexto da investigação sobre a atuação de Bolsonaro e do filho Eduardo Bolsonaro nos Estados Unidos.

Entre as medidas cautelares que já estão sendo cumpridas pelo ex-presidente, além da proibição de acessar redes sociais, estão o uso obrigatório de tornozeleira eletrônica e o recolhimento domiciliar noturno, das 19h às 6h em dias de semana e em tempo integral durante fins de semana e feriados.

Ele também está proibido de ter contato com embaixadores, diplomatas estrangeiros e aproximação de sedes de embaixadas e consulados; e de ter contato com outros réus, investigados, inclusive seu filho Eduardo Bolsonaro, que está nos Estados Unidos.

A decisão desta segunda detalha que a proibição de usar e acessar redes sociais vale também para perfis de aliados, veículos ou terceiros.

“A medida cautelar de proibição de utilização de redes sociais, diretamente ou por intermédio de terceiros, imposta a Jair Messias Bolsonaro inclui, obviamente, as transmissões, retransmissões ou veiculação de áudios, vídeos ou transcrições de entrevistas em qualquer das plataformas das redes sociais de terceiros, não podendo o investigado se valer desses meios para burlar a medida, sob pena de imediata revogação e decretação da prisão, com base no artigo 312, §1º, do Código de Processo Penal “ , diz Moraes, em trecho do seu despacho.

Diante disso, Jair Bolsonaro cancelou uma entrevista que daria na tarde desta segunda-feira e que seria transmitida ao vivo nas redes sociais.